Quais as diferenças entre nicho, público-alvo e persona

Quais as diferenças entre nicho, público-alvo e persona?

Na adoção de qualquer estratégia de marketing, saber em detalhes para qual mercado você pretende olhar é muito importante para a estruturação do seu projeto. Ao fazer isso, você vai se deparar com três conceitos que por vezes podem confundir: nicho, público-alvo e persona. Quais as diferenças entre cada um deles?

A seguir, você vai perceber que os conceitos de nicho, público-alvo e persona são complementares, porém diferentes. Vai descobrir ainda a importância de olhar com atenção para cada um deles. Vamos lá?

O que é nicho de mercado?

Vamos começar por nicho de mercado. No mundo dos negócios, nicho de mercado significa a parcela do mercado que será o foco das ações da sua estratégia. O conjunto de consumidores que têm em comum certa necessidade ou desejo podem ser englobados como um nicho.

Por exemplo, considere o setor de calçados. Dentro dele temos o mercado de calçados femininos e dentro desse mercado podemos identificar um nicho de consumidoras que usam números acima de 40. Identificar que existe demanda para esse grupo dentro do mercado de calçados significa identificar um nicho a ser explorado. 

Leia também: 10 sites para fazer curso de marketing digital gratuito e online

O que é público-alvo?

Há muitos mercados e muitos nichos que são grandes e complexos. Por isso, para que as estratégias em torno de um produto ou serviço sejam mais efetivas, é preciso fazer um recorte dentro desse nicho e selecionar aqueles consumidores que, com base em pesquisas, você acredita que têm mais chances de comprar a sua ideia. Esse recorte dentro do nicho é chamado de público-alvo.

Um público-alvo sempre tem várias características em comum que unem os consumidores dentro dele, especialmente a propulsão por consumir o que você tem a oferecer. A definição de um público-alvo não pode ser algo aleatório. Ela deve vir após intensas pesquisas de mercado, análise do cenário econômico geral e do seu setor de atuação. Quanto mais dados sobre o público ideal a empresa tem, maiores são as chances de obter sucesso em seus planos.

Entender as diferenças entre nicho, público-alvo e persona ajuda a traçar estratégias mais assertivas.
Entender as diferenças entre nicho, público-alvo e persona ajuda a traçar estratégias mais assertivas.

O que é persona?

Já vimos que público-alvo é um recorte de um grupo dentro de determinado nicho ou mercado. Mas, e persona? Seguindo nessa mesma linha de raciocínio, podemos definir persona como um recorte dentro do público-alvo.

Persona é um perfil semi-fictício que representa o seu consumidor ideal. Lembra quando você reuniu dados para definir o seu público-alvo? Pois bem, você pode usar esses dados para imaginar como seria a representação do cliente ideal para sua empresa e construir um perfil a partir disso. 

Para aprender mais, leia O que são personas?

Nicho, público-alvo e persona: um exemplo 

Imagine que eu tenho uma marca de calçados chamada Sport Girl. Minha marca vende sapatos femininos dentro do nicho ‘mulheres que calçam números superiores a 40’. Meu público-alvo são mulheres adultas, de 18 a 45 anos, classes B e C e que residem em grandes cidades brasileiras.

Minha persona, ou seja, a mulher que representa minha marca, se chama Silvia, tem 32 anos e calça 43. Sílvia é solteira e ama praticar esportes. Ela sempre foi muito alta, aprendeu a trabalhar a autoconfiança, é bem sucedida na carreira e não abre mão do conforto e do design arrojado na hora de procurar por modelos de calçado.

Reparou como ao criar esse perfil semi-fictício da minha consumidora ideal ficou muito mais fácil traçar estratégias para me comunicar com meu público? Isso acontece porque agora eu consigo imaginar quem realmente é a minha consumidora – e ela é muito mais do que apenas um conjunto de dados. É por isso que traçar personas é tão importante.

Conseguiu compreender como nicho, público-alvo e persona são três conceitos que se complementam? Olhar com atenção para os três significa estar mais preparado para lançar novos produtos, reposicionar sua marca ou criar novas campanhas.

Siga o Plugar Ideias no Instagram. Todos os dias você recebe dicas, informação e conhecimento sobre comunicação, marketing e tecnologia. 

Deixe uma resposta