10 anos do Instagram linha do tempo mostra a evolução da rede social

10 anos do Instagram: linha do tempo mostra a evolução da rede social

Lançado oficialmente em 6 de outubro de 2010, o Instagram cresceu rapidamente e se transformou em uma das maiores redes sociais do mundo. Trazendo sempre novidades aos usuários, a rede foi conquistando cada vez mais usuários e hoje já é uma das mais importantes do mundo inclusive para estratégias de marketing.

Segundo o próprio Instagram, mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo usam o aplicativo. Ao longo desses 10 anos de história, a rede teve alguns momentos marcantes que ajudaram a transformá-la no que ela é hoje. Vamos relembrar um pouco dessa história?

Dos Stories ao Reels: as mudanças no Instagram ao longo do tempo

Criado pelos desenvolvedores Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram chegou ao mercado em 2010 como uma rede independente. Adotada por diversas celebridades que ajudaram a construir a rápida evolução da plataforma, a rede foi vendida ao Facebook em 2012 pelo equivalente a 1 bilhão de dólares!

Confira abaixo uma linha do tempo com as principais conquistas do Instagram ao longo desses 10 anos.

Outubro de 2010: o Instagram é colocado no ar, inicialmente apenas para IOS. A premissa da rede é simples: o compartilhamento de fotos que podem ser editadas diretamente no app.

Abril de 2012: dois acontecimentos marcantes para a história da empresa aconteceram quase que sucessivamente. Na primeira semana de abril de 2012 a rede finalmente lança o app para Android. Na segunda semana do mês, o Instagram é vendido para o Facebook por 1 bilhão de dólares!

O design do Instagram no começo era bem diferente do que temos hoje em dia
O design do Instagram no começo era bem diferente do que temos hoje em dia.

Junho de 2012: a aba “explorar” é inaugurada no aplicativo.

Junho de 2013: o Instagram passa a permitir que vídeos de até 15 segundos sejam incorporados ao feed dos usuários.

Agosto de 2016: após tentativas frustradas de comprar o SnapChat, o Facebook anuncia a criação de uma função muito parecida ao seu principal concorrente e que seria incorporada dentro do Instagram: surgiam os stories, vídeos curtos de até 15 segundos e que somem depois de 24 horas.

Setembro de 2016: o Instagram anuncia uma novidade que gera discussões acaloradas dentre os usuários – a rede vai passar a exibir as publicações no feed por grau de relevância e não por ordem cronológica.

Novembro de 2016: o Instagram lança a possibilidade de realizar transmissões ao vivo.

Fevereiro de 2017: a rede social lança a opção de criação de álbuns. Os usuários agora podem postar até 10 fotos ou vídeos em uma mesma postagem, criando álbuns.

O surgimento dos stories foi uma das maiores revoluções da história do Instagram
O surgimento dos stories foi uma das maiores revoluções da história do Instagram.

Junho de 2018: o Instagram lança o IGTV, plataforma de vídeos verticais criada com o intuito de competir com o Youtube em um nicho que a rede do Google ainda não havia explorado direito: o de vídeos verticais.

Junho de 2019: os usuários do mundo inteiro agora podem adicionar músicas a seus stories, tornando os vídeos ainda mais personalizados.

Novembro de 2019: o Instagram anuncia aquela que viria a ser sua mudança mais drástica e impactante até então: a remoção dos likes visíveis nas publicações. A partir de então, apenas o usuário saberia quantas pessoas curtiram suas fotos, não mais seus seguidores. Os testes para remoção de likes das publicações já haviam começado no Brasil em meados de 2019, mas só foram implementados globalmente no final do ano.

Agosto de 2020: de olho na concorrência do TikTok, o Instagram lançou a função Reels, que permite a gravação de vídeos de 15 segundos a partir da junção de várias cenas.

Outubro de 2020: no mês em que comemora 10 anos, o Instagram anunciou que irá se integrar cada vez mais ao Facebook. O primeiro passo é integrar o Direct (a caixa de mensagens da rede) ao Messenger (a caixa de mensagens do Facebook). Esse processo já começou.

Qual foi a novidade que mais te marcou? Falando na rede social, siga o Plugar Ideias no Instagram e receba diariamente conteúdo sobre marketing, criatividade e muito mais também por lá!

Deixe uma resposta