Saiba como ganhar dinheiro com podcast

Como ganhar dinheiro com podcast? Confira 5 dicas!

O podcast é uma das mídias que mais crescem no mundo atualmente. Grandes plataformas de streaming como o Spotify, por exemplo, vem dando cada vez mais espaço para esse tipo de produto. Mas para aqueles que pensam em fazer do podcast um negócio, sempre surge a pergunta: como ganhar dinheiro com podcast?

Não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro com podcast. O que existem são diversas opções que podem ser exploradas dependendo do tipo e tamanho do seu podcast. A seguir, discutiremos as principais delas.

Quais as vantagens de começar um podcast?

Dentre as mídias digitais modernas, o podcast acaba se tornando uma das mais baratas e rápidas de produzir. Se você não tem equipamentos profissionais, pode começar gravando o áudio em programas de computador e até no próprio celular. 

A edição também é simples e muito mais rápida do que a edição de vídeos, por exemplo. Algumas plataformas agregadoras de podcast, como o Anchor, oferecem possibilidades de edição de maneira simples e intuitiva.

Além de todas essas vantagens, subir um podcast nas plataformas de streaming (Spotify, Apple, Google Podcasts, etc) é um processo gratuito, já que o mercado dispõe de diversas plataformas agregadoras gratuitas. 

Por fim, o podcast é uma das mídias mais consumidas do país e aquela que mais cresceu no ano passado: um impressionante salto de 67% de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Deezer.

Antes de querer ganhar dinheiro com podcast você precisa se preocupar em construir uma audiência.
Antes de querer ganhar dinheiro com podcast, você precisa se preocupar em construir uma audiência.

5 Maneiras de ganhar dinheiro com podcast

A primeira coisa que você precisa ter em mente ao começar um podcast é que precisará de uma audiência antes de pensar em monetização. Sem público você não tem atrativos para oferecer a possíveis anunciantes.

Use as redes sociais, o boca a boca e tudo mais o que conseguir para divulgar seu trabalho. Para para refletir sobre qual é o seu público e vá atrás dele: em grupos de Facebook, de Telegram, no Instagram e até no LinkedIn.

Quando começar a construir uma audiência cativa e crescente, você já terá uma moeda de troca para começar a pensar em maneiras de ganhar dinheiro com podcast. Aqui vão algumas dicas:

1 – Use programas de monetização: o agregador Anchor, por exemplo, possui um programa de monetização onde anúncios são inseridos nos áudios, além de permitir a contribuição de ouvintes de forma mensal diretamente na plataforma. Infelizmente, exemplos como esse ainda são raros e são poucos os programas de monetização de áudio disponíveis. Verifique se o agregador que você usa possui um desses programas.

2 – Vá atrás de patrocinadores: tenha em mãos dados sobre sua audiência e em seguida pesquise quais marcas poderiam se interessar por anunciar em seu podcast. É claro que para fazer isso você precisa ter uma audiência cativa, daí a importância de divulgar seu programa e fazer um conteúdo de qualidade.

3 – Use programas de afiliados: existem diversos programas de afiliados que pagam toda vez que alguém compra algo usando seu link, como o da Amazon por exemplo. Por isso, crie uma conta num programa de afiliados e sempre que possível divulgue produtos e informe o ouvinte para conferir o produto usando seu link.

4 – Agregue outros produtos a seu podcast: se você pretende viver de conteúdo digital, que tal criar uma conta no Instagram, um blog ou até mesmo um canal no Youtube? Quando você tem mais de uma plataforma de conteúdo, suas chances de obter receita aumentam. Blogs e canais, por exemplo, podem ser monetizados pelo Google Adsense e você ganha em dólar toda vez que alguém confere seu conteúdo.

5 – Ofereça cursos e palestras virtuais: quando seu programa já estiver bombando e você tiver fãs do seu conteúdo, uma possibilidade muito boa de ganhar dinheiro é oferecer conteúdo personalizado mediante pagamento. Você pode, por exemplo, criar um curso online ou programar uma palestra online. 

Seja lá qual for a maneira que você vai encontrar para ganhar dinheiro com seu podcast, saiba que ela só dará certo se você criar conteúdo de qualidade, conhecer seu público e falar diretamente com ele. Programas segmentados têm mais chances de ganhar uma audiência fiel do que programas de conteúdo geral. 

Use todas os dados que tiver disponíveis para traçar suas estratégias e conteúdo. Isso inclui os analytics do Spotify, da sua plataforma agregadora, de outras plataformas de streaming e por aí vai. Muitas vezes planejamos falar com um tipo de audiência mas ao analisar os dados percebemos que estamos atraindo um tipo diferente. E está tudo bem! Se isso acontecer, cabe a você se adaptar ao que o seu público espera de você.

Uma última dica valiosa é: tenha paciência. Absolutamente nenhum produto digital se torna rentável do dia para a noite. São necessários meses, anos de trabalho duro para colher os frutos de construir uma audiência. Persista e coloque seu coração no que faz.

Gostou das dicas? Siga o Plugar Ideias no Instagram e no Facebook para receber dicas diárias de marketing, criatividade e uito mais!

Deixe uma resposta