Como usar o Anchor para colocar seu podcast no ar

Como usar o Anchor para colocar seu podcast no ar

Como você provavelmente já sabe, não é possível colocar um podcast diretamente no Spotify, no Google Podcasts, na Apple Music ou em outros serviços de streaming. Para que você consiga colocar seu podcast nessas plataformas, será preciso usar os serviços de um site intermediador. Existem diversas opções gratuitas na internet e o Anchor é uma das mais populares.

Mas como usar o Anchor para colocar um podcast no ar? A seguir você vai descobrir como é fácil fazer isso. 

O que é o Anchor?

Anchor é uma plataforma gratuita para inserção, edição e distribuição de podcasts. Por meio do Anchor, você pode postar o seu podcast em diversas plataformas, incluindo Spotify, Deezer e Google Podcasts. 

O Anchor permite ainda que você monetize o seu conteúdo, inserindo anúncios durante o programa ou até mesmo recebendo contribuições de ouvintes que gostem do projeto e queiram ajudar financeiramente. 

A plataforma é uma das mais populares do mercado por ser gratuita, simples de usar e por ser compatível com um elevado número de serviços de streaming.

Como usar colocar um podcast no Anchor?

O primeiro passo para colocar um podcast no Anchor é criar uma conta, inserindo nome completo, e-mail e senha.

Após fazer login, você terá acesso à página inicial, onde poderá clicar em “Create your episode” no centro da tela ou no botão “new episode” no canto superior direito.

Ao clicar em create new episode, você terá acesso a quatro opções:

  • Record: você pode gravar áudio ao vivo diretamente do seu computador;
  • Messages: você pode adicionar mensagens de voz a um áudio já gravado;
  • Library: você pode usar gravações anteriores que estão guardadas na sua biblioteca ou importar um arquivo de áudio de seu computador;
  • Transitions: você pode adicionar efeitos sonoros e realizar edições em seu áudio.

Após navegar por essas opções e terminar de gravar e editar seu áudio, você deve clicar no botão “save episode”.

Interface inicial do Anchor.
Interface inicial do Anchor.

Você será conduzido a uma tela onde deverá colocar as informações sobre o episódio, incluindo nome, capa, descrição e data de publicação. Você pode deixar o episódio todo pronto e agendar a data de publicação automaticamente.

Após concluir a edição do seu episódio, clique em “save draft”. É hora de configurar outras coisinhas antes de publicar seu episódio.

Página onde você adiciona informações sobre seu episódio no Anchor.
Página onde você adiciona informações sobre seu episódio no Anchor.

Outras configurações necessárias no Anchor

Você não vai conseguir publicar um episódio de podcast pelo Anchor sem antes realizar algumas configurações. A primeira delas deve ser feita em: settings – update settings

Em ‘Update Settings” você deve preencher diversas informações como o nome do seu podcast, a categoria, uma breve descrição e a foto de capa dele. Também deve acrescentar os links das redes sociais do seu projeto ou, se preferir, das suas próprias redes sociais.

Após ter configurado seus dados de perfil, você estará apto a publicar o seu episódio. O Anchor é muito prático pois distribui automaticamente o seu podcast para as principais plataformas. Após clicar em “publish now”, basta confirmar e deixar que o Anchor envie o seu episódio.

No caso de programas novos, demora um tempo até que o episódio seja enviado para as principais. Você será informado sobre a aprovação do seu novo programa via email.

Feed RSS: o que é

Quando tiver publicado seu primeiro episódio, você verá que aparecerá uma nova opção no menu abaixo de “settings”. É a opção “distribution”. Ao clicar nessa opção, logo no começo você encontrará um link chamado Feed RSS.

Feed RSS é um link que conectará sua conta no Anchor às suas contas em outras plataformas de streaming. Caso você queira adicionar o seu episódio manualmente apenas em algumas plataformas, por exemplo, deverá criar uma conta de criador na plataforma e adicionar o link do Feed RSS.

Por exemplo, no caso do Spotify, você deve criar uma conta no Podcasters Spotify e, após inserir email e nome, deve inserir o link do seu Feed RSS. Feito isso, você poderá gerenciar direito no Spotify os episódios que estiverem salvos no Anchor.

O mesmo processo pode ser feito com qualquer outra plataforma de streaming. Todas elas possuem plataformas específicas para criadores de conteúdo e todas exigirão o link do seu Feed RSS Anchor para permitir o cadastro. 

Viu como o Anchor é útil? Tanto faz se você pretende usar a plataforma para publicar automaticamente seus episódios ou se prefere criar contas individuais nos serviços de streaming, fato é que um gerenciador de podcasts é indispensável e o Anchor desponta como um dos mais práticos do mercado. 

Siga o Plugar Ideias no Instagram para ficar por dentro de mais novidades e ajude o blog a continuar espalhando conhecimento!

Deixe uma resposta