Como realizar compras seguras na Black Friday 2020

Como realizar compras seguras na Black Friday 2020

Uma das datas mais aguardadas por lojistas e consumidores, a Black Friday 2020 acontece no dia 27 de novembro. A ocasião esse ano é particularmente importante pois representa a oportunidade de comerciantes terão de tentar recuperar ao menos uma parte dos prejuízos que tiveram por causa da pandemia.

Mas como aproveitar as melhores ofertas da Black Friday 2020 sem correr o risco de cair em alguma cilada? A seguir, algumas dicas que podem ser úteis.

9 dicas para aproveitar a Black Friday 2020

Se por um lado muitos lojistas aproveitam a ocasião da Black Friday para oferecer reais vantagens aos consumidores e assim expandir seus negócios, também há aqueles que oferecem falsas vantagens e propagandas enganosas. Isso sem falar nos golpes que todo ano vitimam milhares de pessoas. Como fazer compras mais seguras? Eis algumas dicas: 

1 – Use os comparadores de preço: os comparadores como o Buscapé e o Zoom contam com uma função muito bacana que mostra o histórico de preços dos produtos ao longo do ano. Dessa maneira, você consegue ver de modo simples se aquele produto anunciado com desconto na Black Friday 2020 realmente está mais em conta.

2 – Visite os sites de cupons: sites como Cupomania e Peixe Urbano são famosos por oferecerem cupons de descontos em milhares de estabelecimentos. Durante a Black Friday, há ações especiais e cupons ainda mais vantajosos. Vale a pena ficar de olho.

3 – Verifique se o site possui selo de segurança: se você encontrou uma promoção imperdível em um site que desconhece, faça uma varredura na página e verifique se ele possui selo de segurança. Esse mecanismo ajuda a proteger seus dados durante a compra.

4 – Verifique as informações de contato: se o site que você pretende comprar não parece confiável, verifique as informações de contato antes de efetuar a compra. Ligue para o número indicado, veja se há um e-mail para contato e procure na internet informações de outras pessoas que já tenham comprado nesse site. Verifique também o CNPJ e o endereço físico do site. Por lei, todo e-commerce deve fornecer essas informações.

A Black Friday 2020 acontece dia 27 de novembro e é importante já ir se preparando.
A Black Friday 2020 acontece dia 27 de novembro e é importante já ir se preparando.

5 – Mantenha o seu antivírus ativado: é importante ter um antivírus ativado ao longo do ano todo, mas se você não tem costume de ter um, é fundamental que instale e ative. Durante a Black Friday 2020, o antivírus pode te ajudar a se livrar de spam e vírus que estão escondidos em e-mails mal intencionados. Um dia antes da data de compras, faça uma varredura no seu computador para garantir que não há vírus que vai roubar seus dados. Instale também um antivírus em seu smartphone.

6 – Cuidado ao abrir e-mails: muito cuidado ao abrir e-mails de remetentes desconhecidos. Sempre desconfie de promoções absurdas e nunca forneça seus dados pessoais via e-mail.

7 – Desconfie de ofertas inacreditáveis: a Black Friday é famosa por seus descontos, mas sempre desconfie de ofertas cujo preço está absurdamente barato. Fique de olho se não há letras miúdas, venda casada ou condições especiais atreladas àquele preço.

8 – Conte sempre com o PROCON: realizou uma compra mas não foi o que você esperava? Está com dificuldade para entrar em contato com a empresa? Se sentir lesado e enganado? O PROCON é o órgão nacional que protege o consumidor. Caso não consiga resolver sua situação diretamente com a empresa, contate o PROCON de seu estado para receber auxílio gratuito.

9 – Recorra ao ReclameAqui: caso você tenha tido algum problema com a empresa e não consiga entrar em contato com ela, postar a sua queixa no ReclameAqui costuma ajudar bastante. Ao escrever sua queixa, você deverá deixar seus dados de contato para que a empresa entre em contato contigo.

Seguindo as dicas acima, você estará mais protegido para realizar compras na Black Friday 2020 e aproveitar as ofertas desta data. Boas compras!

Leia também: Conheça a Escola Virtual Bradesco – mais de 90 cursos online, de graça e com certificado

Deixe uma resposta