Disney lança curso gratuito e em Português sobre criatividade e inovação

Disney lança curso gratuito e em Português sobre criatividade e inovação

Se tem um assunto em que a Disney é especialista absoluta esse assunto é criatividade. Há quase 100 anos encantando o público com animações e atrações que fazem crianças e adultos sonharem, a Disney agora quer compartilhar um pouco de sua expertise com quem estiver interessado em aprender. E o melhor: de graça!

O curso Imagineering in a Box foi desenvolvido pelos profissionais da Disney e acaba de ser disponibilizado online para todo o mundo. Quer mais detalhes sobre essa super novidade? Acompanhe a seguir.

Qual é a estrutura do curso Imagineering in a Box?

O curso Imagineering in a Box foi desenvolvido pelo Walt Disney Imagineering em conjunto com os criadores de Pixar in a Box e Khan Academy, organização internacional sem fins lucrativos que oferece cursos gratuitos.

O curso é composto por 32 vídeo-aulas onde profissionais de criação e criatividade da Disney compartilham seu conhecimento sobre como desenvolvem a criatividade na prática. Ao longo das aulas, o aluno entra em contato com estudos de caso da própria Walt Disney Company, além de diversas atividades interativas. O objetivo do curso é mostrar como a criatividade está diretamente associada a áreas como ciência, tecnologia, matemática e artes.

O curso Imagineering in a Box pode ser feito por qualquer pessoa que se interesse por estudar a criatividade. Mas foi especialmente desenvolvido para adolescentes em idade escolar, professores e profissionais que trabalham com criatividade. 

Disponível em Português, o curso tem duração programada de 6 horas, sendo duas horas para cada módulo-aula. Além disso, o aluno poderá despender o tempo que julgar necessário para realizar os exercícios propostos em cada aula.

Leia também: Conheça a técnica Freefall Writing, o método de escrita criativa para te ajudar a vencer bloqueios criativos

O curso de criatividade da Disney usa os processos de desenvolvimento da Disney para mostrar como os conceitos podem ser replicados em diversos outros tipos de projetos.
O curso de criatividade da Disney usa os processos de desenvolvimento da Disney para mostrar como os conceitos podem ser replicados em diversos outros tipos de projetos.

O que será ensinado no curso Imagineering in a Box?

O curso foi estruturado em três grandes aulas de cerca de duas horas cada. Ao final de cada aula, há a proposta de um exercício prático para ajudar o estudante a trabalhar a criatividade e os conceitos aprendidos. 

O programa do curso é o seguinte:

Aula 1: Construa seu próprio mundo

A primeira aula introduz pretende introduzir o conceito de narrativa experimental e mostrar ao estudante as diferenças entre um parque de diversões e um parque temático. O objetivo da aula é mostrar como a narrativa e o tema são a base de todo o projeto de um novo parque e como o projeto é desenhado para envolver todos os sentidos.

Aula 2: Construa suas próprias atrações

Essa aula busca mostrar a importância do tema e da narrativa nas criações em geral. Depois da imersão no processo de desenvolvimento criativo em Walt Disney Imagineering, os alunos são convidados a desenhar sua própria ideia de parque temático. Isso inclui os aspectos artísticos (beat sheets, modelos) e de engenharia (rendimento, impacto) da atração.

Aula 3: Crie seu próprio personagem

A última aula do curso apresenta uma variedade de maneiras pelas que Walt Disney Imagineering dá vida aos personagens. A aula explora ainda o processo de desenvolvimento de personagens por meio de folhas de personagem, apresentação, figurino, estruturas, acionamento e controle (com foco em animatrônicos).

Qual é o objetivo do curso de criatividade da Disney?

O maior objetivo do curso Imagineering in a Box é usar os processos de criatividade e desenvolvimento da Disney para mostrar aos alunos como os conceitos por trás do modelo podem ser replicados em diversos outros tipos de projetos que envolvem criatividade.

“Não importa a profissão que você escolha, é extremamente valioso aprender como transformar uma ideia que você tem na cabeça em uma realidade tangível. Esta proposta é uma grande oportunidade de ganhar experiência prática aplicando conceitos de arte e engenharia a desafios de design, como pode ser visto em exemplos da vida real de parques globais da Disney”, explica Josh Gorin, creative development executive da Walt Disney Imagineering. 

Onde acessar o curso de criatividade da Disney?

O curso Imagineering in a Box da Disney pode ser acessado gratuitamente e em Português através do site da Khan Academy. Não é necessário fazer login e todas as aulas são estruturadas de modo a você percorrer um roteiro de aprendizagem.

Para receber sempre outras dicas bacanas como essa, siga o Plugar Ideias no Instagram e ajude o projeto  crescer!

Deixe uma resposta