Pesquisa mostra que 35% dos brasileiros possuem o Telegram instalado em seus smartphones

Pesquisa mostra que 35% dos brasileiros já possuem o Telegram instalado em seus smartphones

A conquista de espaço do mercado pelo Telegram foi lenta e gradual. O aplicativo Russo existe desde 2013 e desempenhou um papel quase irrelevante no mercado brasileiro até pouco tempo atrás. Aproveitando-se de algumas instabilidades do WhatsApp, seu principal concorrente, o Telegram cavou espaço e conquistou o público pela sua usabilidade e pelos recursos que oferece.

Em 2019, por exemplo, após uma pane do WhatsApp, o Telegram conquistou 3 milhões de usuários em 24 horas! O aplicativo chegou a parar nos trends do Twitter e muitas pessoas que até então não o conheciam passaram a usar com frequência o mensageiro.

O que tinha tudo para ser apenas uma onda passageira acabou se estabilizando. Os resultados dessa conquista de mercado se refletem nos números de uma pesquisa divulgada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box. Os pontos altos da pesquisa você confere a seguir.

Telegram cresceu 16% no último ano

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mostra que o Telegram apresentou crescimento considerável de 16% no último ano. O aplicativo já está instalado em 35% dos smartphones do Brasil e 53% dos usuários ouvidos pela pesquisa afirmam usar o app todos os dias ou quase todos os dias.

Desse total, o número de usuários que incorporaram o Telegram em sua rotina e enviam frequentemente mensagens usando o aplicativo subiu de 36% para 48%.

A pesquisa mostrou ainda que o Telegram é mais usado pelas classes A e B (46%) do que pela classes C, D e E (33%). Além disso, 40% dos entrevistados se designam como homens e 31% como mulheres. As faixas etárias mais populares do aplicativo de mensagens são as de 30 a 49 anos (38%) e de 16 a 29 anos (36%).

Apesar do crescimento notável, o Telegram ainda é coadjuvante no mercado brasileiro. Só para se ter uma ideia, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones do Brasil e 95% dos usuários afirmam que ele é o aplicativo de mensagens mais usado.

Para coletar os dados da pesquisa, a  Panorama Mobile Time ouviu 2.046 brasileiros ao longo do mês de julho.

As maiores vantagens do Telegram dizem respeito a criação e manutenção de grupos grandes e canais de transmissão de mensagens.
As maiores vantagens do Telegram dizem respeito a criação e manutenção de grupos grandes e canais de transmissão de mensagens.

Vantagens do Telegram

O Telegram é apontado pelos fãs do aplicativo como uma opção mais completa do que o WhatsApp. De fato, o app oferece mais recursos, especialmente no que diz respeito a criação de grupos.

O aplicativo permite que empresas criem os chamados canais de transmissão. Por meio deles, os usuários podem se inscrever para receber mensagens. A vantagem desse meio é que o número de inscritos é ilimitado.

Outra grande vantagem do Telegram é que ele permite a criação de grupos interativos com até 200.000 pessoas! O número é milhares de vezes maior do que o máximo permitido pelo WhatsApp: 256 pessoas. 

Além disso, quando um grupo atinge 500 membros, o Telegram libera para o administrador uma ferramenta de insights com dados sobre a movimentação do grupo, o que pode ajudar no planejamento de estratégias. Dentre os dados fornecidos estão informações como dias e horários em que há mais engajamento dos usuários.

Outra grande vantagem do Telegram é que ele permite o envio de arquivos de até 2 GB. Já o WhatsApp permite envios de arquivos de até 16 MB.

Por outro lado, as duas maiores vantagens do WhatsApp são a segurança extra e a popularidade. O WhatsApp criptografa as mensagens de ponta a ponta, o que torna quase impossível hackear as conversas. Esse recurso não existe no Telegram. Além disso, por ser usado por 99% dos usuários, é muito difícil encontrar alguém que não esteja no WhatsApp, mas o Telegram ainda não é usado por parte considerável dos usuários.

E você, usa o Telegram? Gosta? Comente sua experiência com o aplicativo.

Deixe uma resposta