Descubra como criar uma nova view no Google Analytics

Como criar uma nova vista no Google Analytics?

O Google Analytics é uma das plataformas de dados mais úteis para o marketing e também para a gestão da empresa. Usando essa ferramenta gratuita do Google, você pode ter acesso a muitas informações importantes sobre o andamento de suas estratégias de marketing e sobre o comportamento de seu público-alvo. 

Dentro do Google Analytics, é possível realizar diversas configurações para filtrar dados específicos e também para controlar quais dados outras pessoas podem ver. Para realizar esse controle, usamos as chamadas vistas, ou “views”. A seguir, você vai entender como criar uma nova vista no Google Analytics.

Para que serve o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que pode ser instalada em qualquer website. Usando o Analytics, você consegue realizar os mais variados tipos de ações e consultas, sempre munido de muitos dados.

Você pode, por exemplo, obter dados detalhados sobre seu público, de onde ele vem e como ele se comporta em seu site. Também consegue saber quantos acessos cada página do seu site teve, quais são os conteúdos mais acessados e quanto tempo em média os usuários passam em cada página do seu site.

Pode ainda tanto monitorar as informações em tempo real quanto extrair dados históricos. As informações geradas pela plataforma são confiáveis e podem embasar apresentações e relatórios gerenciais, por exemplo, além de guiar profissionais no acompanhamento das ações implantadas e no planejamento de novas ações.

O Google Analytics é gratuito e fornece uma série de dados importantes sobre o seu negócio no ambiente digital.
O Google Analytics é gratuito e fornece uma série de dados importantes sobre o seu negócio no ambiente digital.

O que é uma propriedade e o que é view no Google Analytics?

Para entender o que é view, é importante entender a estrutura do Google Analytics. Quando você insere o código do Analytics em seu site, você está criando uma propriedade, ou seja, um analytics configurado especialmente para um site. Dentro da sua propriedade, é possível criar as chamadas “views”, ou vistas. Nada mais são do que janelas com objetivos específicos. Por exemplo, você pode criar uma view exclusiva para analisar o tráfego orgânico de seu site e outra para analisar campanhas pagas no Google. 

Numa empresa de grandes dimensões, com diversos sites, pode acontecer de uma conta central do Google administrar diversas propriedades (uma para cada site) e cada propriedade ter diversas views (uma para cada objetivo). Já em empresas pequenas e com apenas um site, haverá apenas uma propriedade, mas poderão ser configuradas diversas views dentro dessa propriedade. Deu para entender?

Por fim, cabe dizer que o Google permite a criação de até 25 vistas para cada propriedade.

O administrador da conta que está vinculada ao Google Analytics é quem tem poder de criar novas vistas e de dar acesso a outras pessoas. Isso é muito útil numa empresa pois o gerente da conta pode atribuir acessos de diferentes views a diferentes pessoas dependendo de seus cargos e suas necessidades. Por exemplo, um estagiário não precisa ter acesso a todas as views, já um gerente ou um coordenador precisa.

Os dados apresentados no Analytics dizem muito sobre a empresa, tanto do ponto de vista de saúde do negócio quanto de efetividade das estratégias adotadas. Não é a toa que tais dados são confidenciais e tratados com cuidado. Administrar quem pode ter acesso a eles (ou a parte deles) ajuda a garantir um maior controle de gestão.

Como configurar uma view no Analytics?

Agora que você já entendeu a estrutura do Analytics e a importância das views, é hora de aprender a criar uma view dentro de uma propriedade. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Faça login no Google Analytics;
  2. Na barra lateral esquerda, clique no ícone de engrenagem (Administrador) e procure a propriedade onde você irá adicionar uma nova vista;
  3. Na coluna View/Vista, procure o botão logo no topo escrito Criar vista;
  4. É hora de configurar a view. Insira um nome para ela, insira também o fuso horário. É importante colocar o fuso corretamente pois os dados serão gerados de acordo com o fuso especificado; 
  5. Se sua conta do Google Analytics estiver vinculada a uma conta do Google Ads, o fuso horário será configurado automaticamente de acordo com aquele definido no Google Ads;
  6. Clique em criar vista.
Configurar uma nova vista (view) no Google Analytics é muito simples.
Configurar uma nova vista (view) no Google Analytics é muito simples.

Se você quiser alterar os dados da vista no Google Analytics, não se preocupe, você poderá voltar em administrador a qualquer momento e alterar o que for necessário. Você também poderá configurar parâmetros relacionados às suas campanhas no Google Ads.

Importante: Para adicionar usuários nas vistas do Google Analytics, basta acessar as configurações da vista e adicionar a conta Google da pessoa no campo ‘usuários da conta’. Se você quer que o usuário tenha acesso a todas as vistas de uma propriedade, basta acessar as configurações da propriedade e adicionar o e-mail do usuário na parte de usuários da conta. Para que seja possível fazer isso, é necessário que você seja o administrador ou tenha permissão de administrador. 

Como administrador, você pode editar as permissões de qualquer usuário em qualquer nível e a qualquer momento.

Viu como é fácil criar uma nova vista no Google Analytics? Usar essa possibilidade é muito útil no dia a dia.

Leia também: O que são KPIs no marketing digital?

Deixe uma resposta