O que faz um UX Designer e como se tornar um profissional da area

O que faz um UX Designer?

Em um mundo onde cada vez mais processos são feitos digitalmente e cada vez mais pessoas estão tendo acesso ao digital, projetar e adaptar produtos digitais para que eles ofereçam a melhor e mais simples experiência possível para os usuários se tornou uma prioridade.

É aí que entra o UX designer, o profissional de design que tem como meta pensar na experiência do usuário e transformar isso em projetos que aliem simplicidade, usabilidade e um design atrativo. Quer saber mais? Continue a leitura.

O que significa UX Design?

UX significa “user experience” ou, em tradução literal, “experiência do usuário”. Exprime como um usuário se sente ao utilizar determinado produto ou serviço. Isso engloba uma série de fatores tais como: emoções, sensações e a interação física.

Sendo assim, UX Design é um sistema de processos que tem como principal objetivo tornar a experiência do usuário o mais satisfatória e simples o possível usando o Design para isso.

Um bom UX designer cria projetos que proporcionarão uma experiência positiva para o usuário, atendendo – e antecipando – suas necessidades. Qualquer produto ou serviço que queira atingir o sucesso, como um site ou aplicativo, precisa de um projeto focado em UX design por trás dele. Quando há essa preocupação, as chances de os usuários permanecerem satisfeitos e leais ao seu produto digital é muito maior. 

Existem diversos cursos de curta e média duração para capacitar profissionais a se tornarem UX designers.
Existem diversos cursos de curta e média duração para capacitar profissionais a se tornarem UX designers.

Como se preparar para ser um UX Designer?

Não existe faculdade de UX Design. A maioria dos profissionais que atuam nessa área ou se formaram em design ou se formaram em cursos da área da tecnologia. O maior diferencial é procurar cursos complementares – ou até mesmo uma pós-graduação – que te ajude a aprofundar seus conhecimentos na área. 

Como o UX Design se tornou uma prioridade do mundo moderno, a maioria dos cursos de design e alguns cursos de tecnologia oferecem disciplinas sobre o assunto. Procure conhecer a grade curricular do curso que pretende fazer para saber se ele abordará UX.

Existem dezenas de cursos de curta e média duração sobre UX Design e UX Writing presenciais e online, que ajudarão bastante aqueles que querem aprender mais sobre ambas as áreas. 

Qual a diferença entre UX Writing e UX Design?

Tanto o profissional de  UX Writing quanto o de UX Design focam na boa experiência do usuário. A principal diferença é que o UX writing cuida de toda a parte textual do produto digital (textos, menus, chamadas, botões, etc), enquanto o UX design cuida do desenho e da interface do projeto. Em uma equipe profissional, UX writing e UX designers trabalham lado a lado em projetos conjuntos.

Um bom UX designer deve ter conhecimentos técnicos de ferramentas de design, conhecimentos sobre teoria das cores, proporção, escaneabilidade, usabilidade, construção de layouts, wireframes e outros assuntos.

Já um bom profissional de UX Writing deve conhecer muito bem a Língua Portuguesa e suas regras gramaticais, deve ter sólidos conhecimentos em Copywriting e deve conhecer o comportamento e os gostos do público-alvo daquele produto digital em que está trabalhando. 

Agora você já sabe, sempre que visitar um site ou usar um app e gostar do layout e das chamadas de textos presentes nele, saiba que muito provavelmente há o trabalho de um profissional de UX por trás, focando sempre na qualidade da sua experiência.

Siga o Plugar Ideias no Instagram. Lá você confere dicas diárias sobre marketing e criatividade e também fica por dentro de novidades da cultura pop.

Deixe uma resposta