O que é o Google Adsense e como ganhar dinheiro com ele

O que é o Google Adsense e como ganhar dinheiro com ele?

Ganhar dinheiro produzindo conteúdo para a internet é o objetivo de muita gente. Se você é uma dessas pessoas, precisa conhecer o Google Adsense, a plataforma de anúncios do Google que pode te render um dinheirinho extra por meio do seu blog ou do seu canal no Youtube.

A seguir, você vai entender o que é o Google Adsense e quais são as maneiras de ganhar dinheiro com ele.

O que é o Google Adsense e como funciona?

O Google Adsense é a plataforma de veiculação anúncios do Google. Ela serve tanto para que você crie e veicule anúncios de seu produto quanto para que você ofereça o seu site ou canal para receber anúncios em troca de monetização.

A participação no Google Adsense é gratuita, bastando que você tenha um site/blog ou um canal. Vale lembrar que o Youtube é um site do Google, por isso os pagamentos por lá também são feitos via Adsense.

No caso de sites e blogs, basta que o administrador crie uma conta no Google Adsense, siga os procedimentos indicados para indexar o Adsense ao site e comece a veicular anúncios em troca de monetização. Se você tem um site no WordPress, precisará ter um plano Negócios ou superior para instalar o Adsense. Usuários de outros planos menores podem optar pelo WordAds, a ferramenta de monetização do WordPress – que funciona nos mesmos moldes do Adsense.

Já no caso do Youtube, é a própria plataforma quem informa quando o seu canal está apto a começar a receber anúncios (no começo ou durante os vídeos). Para que seu canal esteja apto a ser monetizado, é importante que o seu conteúdo atenda as diretrizes do Youtube, não postando conteúdo sensível, não usando trilha sonora com direitos autorais e evitando linguagem chula. Qualquer deslize pode fazer com que o Youtube desmonetize o seu vídeo. Em casos mais graves, ele pode até te banir do Adsense.

O Google Adsense fornece estatísticas detalhadas de como está o tráfego em seu produto digital e quanto você está ganhando.
O Google Adsense fornece estatísticas detalhadas de como está o tráfego em seu produto digital e quanto você está ganhando.

Como funcionam os pagamentos do Adsense?

O Google Adsense paga em dólar. O criador de conteúdo pode ganhar de duas formas: de acordo com o número de cliques nos anúncios (CPC – custo por clique) e de acordo com o CPM (Custo por Mil), ou seja, a cada mil vezes que o anúncio é visualizado. 

É por isso que tráfego é um fator determinante. Quanto mais tráfego o seu canal ou site tem, mais usuários interagem com o anúncio e mais você ganha.

É impossível traçar um parâmetro de quanto se ganha com o Adsense porque isso depende tanto do volume de tráfego, quanto do tipo de interação (cliques nos anúncios pagam mais do que CPM). Além disso, os anúncios rendem valores diferentes dependendo da marca que está anunciando. É uma série de fatores que somados formam o montante final.

O criador de conteúdo só pode resgatar o seu dinheiro do Adsense quando o montante chega a USD 100 ou mais. Ao atingir esse valor, ele pode transferir o dinheiro para o Brasil por meio de uma transferência internacional

O Google paga todo dia 20 de cada mês. A partir dessa data, se você tiver o valor mínimo em conta pode resgatar ou pode acumular para resgatar em um momento mais oportuno.

Esse é o momento ideal para participar do Adsense

Com o dólar nas alturas, esse é o momento ideal para participar do Google Adsense, já que a plataforma paga em dólares. Essa, aliás, é uma dica para quem é novo no universo da monetização: acompanhe diariamente a flutuação do dólar e resgate seu dinheiro quando a cotação estiver mais favorável a isso, ou seja, quando o dólar estiver mais caro.

Além do Google Adsense, outras ferramentas de monetização como o WordAds e o Twitch também pagam em dólar. 

Antes de ingressar no Adsense, leia com atenção os termos de uso da plataforma para garantir que não vai acabar infringindo nenhuma regra e sofrendo punições como a desmonetização. 

Google está trabalhando em atualizações do Adsense

O Google anunciou recentemente que atualizou as políticas do Adsense para se adequar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A adequação visa dar mais transparência ao anunciante e fornecer mais segurança na proteção dos dados.

Também anunciou uma nova extensão do Google Chrome, o Ads Transparency Spotlight, que permitirá que o criador de conteúdo obtenha mais dados sobre o Adsense, incluindo empresas que estão anunciando em sua plataforma e quantidade de anúncios carregados.

Siga o Plugar Ideias no Instagram e ajude o projeto a crescer. Diariamente você recebe conteúdo sobre marketing, criatividade, tecnologia e muito mais!

Deixe uma resposta