Confira 14 bancos de imagens gratuitos que você precisa conhecer

14 bancos de imagens gratuitos que você precisa conhecer

Bancos de imagens gratuitos já salvaram a vida de muitos designers, publicitários e outros profissionais da comunicação. Embora recorrer a eles talvez não resulte em um projeto personalizado como se esperava, as imagens gratuitas podem ser a solução para baratear projetos, resolver questões urgentes e de última hora e também dar conta da produção de peças digitais diárias (que pode ser bastante volumosa).

A seguir, você vai encontrar 14 bancos de imagens gratuitos para conhecer, salvar em seus favoritos e recorrer a eles sempre que surgir a necessidade. Vamos lá?

Bancos de imagens gratuitos: conheça alguns

Imagine ter que produzir peças publicitárias todo dia? Imagina ter que alimentar as redes sociais da sua empresa diariamente com conteúdos diferentes? O uso de imagens é essencial e nem sempre a empresa conta com um banco de imagens próprio ou orçamento disponível para a compra de imagens exclusivas em grande quantidade. 

Por esses e outros motivos, os bancos de imagens gratuitos podem ajudar bastante. Quando o uso deles é aliado à criatividade do designer, o resultado são peças atraentes e que podem fazer a diferença na comunicação.  

Confira abaixo 14 banco de imagens gratuitos para você conhecer e salvar em seus favoritos.

Pixabay: um dos mais famosos e usados, o Pixabay tem um acervo limitado e a maioria das imagens já é amplamente usada por milhares de empresas. Ainda assim, vale a pena consultar o banco e, usando as palavras de busca certas, pode ser que você garimpe algo bom e que atenda às suas necessidades. 

FreePik: outro banco de imagens gratuito muito usado é o FreePik. Aqui, as principais vantagens são as ferramentas de filtro na busca (que proporcionam buscas personalizadas) e a grande opção de vetores e ilustrações. Parte do acervo do FreePik é pago, você pode optar por assinar um plano ou filtrar apenas os resultados gratuitos na busca.

Nappy: que tal trazer mais representatividade e diversidade aos seus projetos? O Nappy é um banco de imagens gratuito apenas com modelos negros. As imagens são em alta resolução e você não precisa criar cadastro para baixá-las.

O Unsplash é um dos bancos de imagens gratuitos mais completos e fáceis de usar.

Unsplash: um dos meus favoritos, esse banco de imagens gratuito conta com acervo de mais de 1 milhão de imagens em alta definição – todas de graça! O melhor é que você não precisa fazer cadastro para baixar. Após escolher a imagem, basta clicar no botão de baixar e você já receberá a imagem em HD.

Gratisography: embora conte com um acervo modesto comparado aos citados anteriormente, o Gratisography é interessante pois foca em imagens em alta definição sobre arte e criatividade. Se você está criando uma peça que clame por criatividade, vale a pena checar o acervo do banco.

Pexels: outro banco de imagens gratuito focado em criatividade é o Pexels, que além de imagens também disponibiliza vídeos em seu rico acervo. O banco é alimentado por criativos do mundo inteiro. Ao usar alguma das belas fotografias de lá, não se esqueça de dar os devidos crédito ao artista.

Rawpixel: o Rawpixel é um dos bancos de imagens gratuitos mais usados internacionalmente. Seu acervo conta com dezenas de milhares de imagens em alta qualidade e os filtros de busca do banco permitem que você realize pesquisas direcionadas àquilo que você realmente precisa.

Stocksnap: mais um banco de imagem gratuito com um acervo interessante e filtros de busca eficientes, o Stocksnap tem muitas imagens sobre arte, natureza e vida cotidiana.

Foodiesfeed: se o foco do seu projeto são alimentos, você não pode deixar de conhecer o Foodiesfeeed, um banco de imagens gratuito focado em fotos de alimentos. São milhares de imagens em HD e gratuitas.

O Foddiefeed é um banco de imagens gratuito focado em imagens de alimentos.

FOCA: embora conte com um acervo menor que os demais da lista, o FOCA possui muitas imagens bonitas – e em HD – sobre temas que vão desde o cotidiano, até a natureza e tecnologia. 

PicJumbo: o PicJumbo conta com um rico acervo de imagens em dezenas de categorias. O banco de imagens oferece parte do acervo gratuitamente e outra parte é destinada a assinantes, mas você pode filtrar isso nas buscas.

New Old Stock: esse banco de imagens é muito interessante pois seu acervo é todo de imagens vintage, de décadas atrás e que são livres de direitos autorais. Se o seu projeto vai por esse caminho, vale a pena dar uma olhada.  

Life of Pix: criado pela agência de publicidade canadense LEEROY, esse banco de imagens gratuito conta com milhares de imagens em alta resolução focando especialmente em modelos e em vida urbana.

ISO Republic: o último integrante dessa lista é o ISO Republic, banco de imagem gratuito e bastante completo que oferece um acervo de fotos e vídeos dividido em diversas categorias. As imagens são em HD e não é necessário realizar cadastro para baixá-las.

Dicas importantes

Ao visitar os bancos de imagens, preste atenção se eles são em Português ou em Inglês. Se forem em inglês, você precisará digitar um termo de busca em inglês para obter os resultados que procura. Caso precise, use um tradutor para isso.

É muito importante que você se atente às políticas de autoria de cada banco de imagens. Alguns deles não exigem nenhum tipo de crédito pelas imagens, mas outros pedem que você dê os créditos caso use fotos e vídeos do acervo. Se atente a isso.

Por fim, siga o Plugar Ideias no Instagram e ajude o blog a crescer. Lá você recebe diariamente conteúdos sobre design, criatividade, marketing e muito mais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s