Saiba como usar o Instagram Reels e por que esse recurso pode aumentar seu engajamento

Como usar o Instagram Reels para aumentar seu engajamento?

Recentemente o Instagram ativou uma nova função nos stories que permite a criação de pequenos vídeos a partir da gravação de cenas. A seguir, você vai saber o que é o Instagram Reels e como usar essa função que promete crescer bastante nos próximos tempos. 

O que é o Instagram Reels?

Instagram Reels, ou Instagram Cenas é uma função do Instagram que fica nos stories. Esse recurso permite que a pessoa grave vídeos curtos à partir da junção de várias cenas. Esses vídeos, assim como os stories, podem ter duração máxima de 15 segundos. 

Embora o Instagram não tenha confirmado nada, comenta-se no mercado que a empresa americana está investindo no Reels para bater de frente com o TikTok, que faz basicamente a mesma coisa porém com vídeos um pouco maiores (de até 1 minuto). 

Como acessar o Instagram Reels?

É muito fácil acessar o recurso Instagram Reels. Basta abrir a câmera dos stories do Instagram. Abaixo do botão de gravar, selecione a opção “reels” que fica ao lado de “normal”. Prontinho! Cada vez que você apertar o botão do play, você poderá gravar uma cena. O recurso vai juntando tudo num único vídeo. Você só poderá editar seu vídeo quando já tiver gravado os 15 segundos de material.

A ferramenta não permite a adição de fotos, apenas cenas ou vídeos curtos. Você pode adicionar cenas pré-gravadas e que estejam na sua galeria. Essas cenas devem ser sempre gravadas no modo vertical.

O Instagram Reels permite que você adicione música ao vídeo, adicione efeitos, controle a velocidade de reprodução e faça ajustes no enquadramento do vídeo. Também permite que você recorte e ajuste cada uma das cenas de modo individual, para que o resultado final fique bacana. Quando estiver tudo pronto, basta publicar.

Uma das maiores vantagens do Reels é que, além de publicar nos stories e no feed, você também publicará na aba “explorar” do Instagram, o que significa que seu conteúdo será visto inclusive por pessoas que não te seguem – o que poderá aumentar o seu engajamento. 

Se você abrir o Instagram na aba “explorar”, vai perceber que o aplicativo está dando grande destaque a conteúdos produzidos com o recurso Reels. Isso indica que a rede realmente pretende investir na ferramenta. 

O Instagram está apostando todas as suas fichas na função Reels. A rede espera que o recurso ajude a desbancar o TiTok.
O Instagram está apostando todas as suas fichas na função Reels. A rede espera que o recurso ajude a desbancar o TiTok.

Como criadores de conteúdo podem aproveitar o recurso Instagram Reels?

Conforme dito acima, o Instagram está dando destaque a conteúdos criados à partir da função Reels. Por isso, é uma ótima oportunidade para que criadores de conteúdo consigam engajamento. Mas como produzir conteúdo bacana em apenas 15 segundos? Aí vão algumas dicas simples:

Use o Instagram Reels como resumo de um processo: se você está criando um vídeo para o YouTube ou está cobrindo um evento, por exemplo, crie um Reels com cenas do processo e capriche na edição. Cenas dos bastidores geralmente atiçam a curiosidade da audiência para conferir como ficou o seu vídeo ou a sua cobertura completa. 

Use o Reels para gerar identificação com o público: sabe aquela situação do dia-a-dia que parece corriqueira? Arrumar a casa, resolver um problema doméstico, organizar a estrutura para gravar seus conteúdos… Você pode tentar transformar isso em um vídeo do Reels. Conteúdos desse tipo geralmente rendem engajamento e empatia.

Use o Instagram Reels para tentar viralizar: se a gente for analisar o principal concorrente do Reels, o TikTok, percebemos que a maioria das pessoas estão ali tentando criar conteúdo que viralize. Trazer essa lógica para o Reels significa parar para pensar em vídeos curtos que farão com que as pessoas queiram mostrar a outras pessoas. Não existe fórmula mágica para criar conteúdos que viralizam. O segredo talvez seja conhecer a sua audiência, ter um foco claro e ir tentando. 

Não esqueça de seguir o Plugar Ideias no Instagram. Lá você confere dicas e informações diárias sobre marketing e criatividade. 

Leia também: Saiba quais foram os plicativos mais baixados e os mais lucrativos do primeiro semestre

Deixe uma resposta