Quais são os principais KPIs em marketing digital

Quais são os principais KPIs em marketing digital?

Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação aos modelos tradicionais é a possibilidade de estabelecer métricas, ou seja, parâmetros de avaliação dos resultados das ações. A partir das métricas em marketing digital, é possível definir KPIs e tomar decisões mais assertivas acerca da continuidade, mudança ou interrupção das ações.

A seguir vamos conhecer os principais KPIs em marketing digital. Você vai se familiarizar com conceitos fundamentais da área e entender como cada métrica é aplicada no dia a dia das estratégias de marketing.

Por que é fundamental estabelecer KPIs no marketing digital?

Foi-se o tempo em que era aceitável traçar estratégias com base em achismo ou dados vagos. A internet proporciona um leque de dados e informações relevantes que, quando bem apurados e analisados, pode tornar as estratégias de marketing digital cada vez mais certeiras. Dessa maneira, as métricas e os KPIs em marketing digital servem para:

  • definir a continuidade ou descontinuidade de determinada ação;
  • avaliar ou reavaliar investimentos;
  • conhecer melhor seu público;
  • prever cenários e atuar em função do futuro.

Importante: métrica em marketing digital é diferente de KPI (Key Performance Indicator). O KPI representa algum indicador muito importante para seu negócio, enquanto as métricas medem cada ação. Por exemplo: a empresa definiu que um KPI importante é a quantidade de clientes novos na semana. Diversas métricas (dados) podem ser consultados para se chegar a esse KPi, como por exemplo total de acessos ao site. Para entender melhor as diferenças entre KPI e métricas, leia nosso artigo sobre o assunto.

Os KPIs são fundamentais para avaliar ou reavaliar investimentos, planear ações  e muitas outras coisas.
Os KPIs são fundamentais para avaliar ou reavaliar investimentos, planear ações e muitas outras coisas.

Principais KPIs em marketing digital

Conforme explicado acima, as métricas são indicadores que visam medir determinada ação. Elas têm função estratégica e podem ajudar a embasar os KPIs do negócio. Abaixo seguem os KPIs mais populares nas estratégias de marketing.

Volume de acesso orgânico: quando você desenvolve uma estratégia de Inbound Marketing, ver o seu acesso orgânico crescendo sempre é um dos principais objetivos. Embora essa métrica por si só não diga muita coisa, ela pode ser um sinal de que suas estratégias estão funcionando.

Páginas mais bem ranqueadas em SEO: quando você trabalha com SEO, fica sempre de olho em algumas páginas que contém as palavras-chave mais essenciais do seu negócio e são o foco do seu trabalho. Monitorar essas páginas e acompanhar seu crescimento nas posições dos buscadores é uma função diária de profissionais de SEO.

Taxa de conversão: esse KPI indica quantas pessoas realizaram a ação desejada pela estratégia. Tal estratégia pode ser fazer uma compra, baixar um e-book, preencher um questionário e por aí vai. É expressa em porcentagem e é calculada usando uma fórmula simples:

TC = número de conversões / número de acessos

ROI (Retorno sobre investimento): usando essa métrica você saberá se aquilo que está sendo investido está dando um bom retorno. A fórmula de cálculo do ROI é:

ROI = (ganho obtido – investimento) / investimento

Taxa de Retenção de Clientes (em inglês, CRR, Customer Retention Rate): esse KPI analisa quantos clientes estão sendo retidos e se as estratégias de retenção estão trazendo os resultados desejados. Essa taxa é calculada pela fórmula:

CRR = ((número de clientes no final do período – número de clientes novos) / número de clientes no início do período)) x 100

CPC (Custo por Clique): esse KPI mostra quanto custou cada clique numa campanha envolvendo mídia paga. Para calcular, use a fórmula: 

CPC = valor investido / quantidade de cliques obtidos

CPL (Custo por lead): é uma evolução do CPC e indica quanto está sendo gasto para a geração de cada lead. Para calcular o CPL, use a fórmula:

CPL = valor investido / quantidade de leads obtidos

CAC (custo por aquisição de cliente): esse é um dos KPIs mais populares e analisa o quanto está se gastando para conquistar cada cliente. Para calcular o CAC, aplique a fórmula abaixo:

CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / quantidade de novos cliente

Existem dezenas de KPIs em marketing digital e você vai descobrindo novas à medida que vai se aperfeiçoando em seu trabalho. Os KPIs descritos acima são os mais usadas e é importante que você tenha ao menos noção do que se trata cada sigla, pois no dia a dia dos trabalhos de marketing, essas siglas são mencionadas o tempo inteiro. Por hoje é só, até a próxima!

Deixe uma resposta