Google Ad Manager disponibiliza novas ferramentas para publicidade em áudio

Google Ad Manager disponibiliza novas ferramentas para publicidade em áudio

O Google sabe que o mercado de conteúdo em áudio, especialmente os podcasts, está em franca expansão. Além de sua própria plataforma de podcasts, o Google Podcast, a gigante da tecnologia vem realizando upgrades em sua plataforma de gerenciamento de anúncios.

Em breve, quem usar o Google Ad Manager vai encontrar novas ferramentas de suporte para anúncios em áudio, tudo para facilitar a criação de anúncios mais apropriados para o formato e que não pareçam apenas ‘áudio extraído de vídeo’. Saiba mais a seguir.

Novas ferramentas de áudio do Google Ad Manager

Anunciantes que usam o Google Ad Manager, a ferramenta de gerenciamento de anúncios do Google, sempre encontraram diversas ferramentas para anúncios em texto, vídeo e foto. Mas faltava suporte para aqueles que quisessem fazer anúncios em áudio (e o volume de anunciantes de olho nesse formato não para de crescer).

Para adequar o Google Ad Manager aos novos tempos, a plataforma anunciou na última sexta-feira (6) que passará a contar com a inserção de anúncios dinâmicos para áudio, monetização programática e novos recursos de organização de anúncios de áudio. Também haverá uma ferramenta de áudio-mixer, para facilitar a criação de anúncios em áudio que funcionem bem em diversas plataformas.

Os arquivos de publicidade em áudio terão uma sessão exclusiva na plataforma e os anunciantes terão acesso a métricas sobre como os anúncios de áudio estão performando. 

Todas essas mudanças estão em versão Beta e sendo implantadas inicialmente nos Estados Unidos. Spotify, Pandora, AdsWizz, iHeartMedia e Triton Digital são as primeiras plataformas integradas à novidade.

De acordo com texto divulgado pelo próprio Google, o objetivo da iniciativa é criar mais “oportunidades de monetizar conteúdo de áudio digital, permitir que anunciantes alcancem públicos de áudio mais relevantes e que os ouvintes possam experimentar anúncios de melhor qualidade”. 

Google Ad Manager disponibiliza novas ferramentas para publicidade em áudio
A intenção do Google é criar anúncios cada vez mais adaptáveis aos mais diversos formatos.

O impacto das mudanças

Empresas especializadas em streaming já possuem suas próprias ferramentas de gerenciamento de anúncios. O Spotify por exemplo, possui o Spotify for Brands. Apesar disso, o fato de uma empresa do tamanho do Google estar investindo em publicidade em áudio é sempre muito bem recebido pelo mercado e tende a provocar um efeito de enormes proporções.

A ideia do Google é criar anúncios cada vez mais inteligentes e que se adequem à maneira como o conteúdo está sendo consumido. Por exemplo, se uma pessoa estiver interagindo com um aplicativo de streaming de música em seu smartphone ou no computador, o Ad Manager pode exibir um anúncio em vídeo. Mas se o usuário minimiza o aplicativo e o serviço de streaming passa a ser executado em segundo plano, o formato de anúncios exibidos passará a ser em áudio.

Para o Google, é importante que criadores de anúncios entreguem o formato de anúncio certo para o dispositivo certo na hora certa, permitindo-lhes fornecer uma experiência de anúncio de alta qualidade para os usuários. Como consequência, isso maximiza o impacto dos anúncios e, é claro, a receita.

Para que a ideia dê certo e realmente revolucione a publicidade digital, é necessário que grandes serviços de streaming estruturem como funcionará a monetização de suas plataformas. Youtube e Twitch já têm esse modelo estruturado, mas gigantes como o Spotify ainda estão trabalhando nisso.

No final do texto divulgado, o Google diz ainda que está trabalhando em uma ferramenta exclusiva para monetização de podcasts e veiculação de anúncios em parceria com o Adsense. Leia o artigo na íntegra.

Vamos ficar de olho!

Deixe uma resposta