Saiba como colocar um podcast no Google Podcasts usando ferramentas gratuitas

O que é o Google Podcasts e como colocar um podcast na plataforma?

Podcast é uma das mídias que mais vem crescendo de 2019 para 2020. De acordo com projeções da Interactive Advertising Bureau, estima-se que o mercado vá investir cerca de US$863 milhões de dólares em anúncios em podcasts em 2020, aumento de quase US$200 milhões em relação a 2019.

Diversas plataformas estão de olho no crescimento do podcast como meio de comunicação em potencial e o Google não está de fora. Além de lançar o seu programa de incentivo à produção de podcasts criativos, o gigante norte americano possui sua própria ferramenta gerenciadora de podcasts, o Google Podcasts. A seguir, você vai entender o que é o Google Podcasts, como usar e como subir um podcast na plataforma.

O que é o Google Podcasts

Google Podcasts é uma ferramenta disponível tanto para navegadores quanto em app (Android e IOS). É um gerenciador gratuito de podcasts onde você pode pesquisar e escutar milhares de podcasts. Para acessar, basta ter ou criar uma conta do Google.

O Google Podcasts permite que o usuário salve os podcasts favoritos. Também oferece sugestões ao usuário com base em categorias e com base naquilo que ele anda escutando. A capacidade da plataforma de fazer boas sugestões é apontada como um dos maiores diferenciais do Google Podcasts.

Se por um lado você precisa ter uma conta paga para acessar podcasts em plataformas como Spotify e Apple, no Google Podcasts todo o conteúdo é gratuito – o que representa um grande diferencial. 

Colocar um podcast no Google Podcasts é uma boa ideia pois a plataforma dá muita visibilidade ao seu programa.
Colocar um podcast no Google Podcasts é uma boa ideia pois a plataforma dá muita visibilidade ao seu programa.

Como colocar um podcast no Google Podcasts?

O procedimento para colocar o podcast no Google Podcasts é bastante parecido com aquele adotado para colocar um podcast no Spotify: você deve criar um perfil num site de hospedagem de podcasts. Esse perfil vai gerar um link chamado Feed RSS que deve ser inserido ao seu perfil criado no Gerenciador de Podcasts do Google. Confuso? Vou explicar por partes.

Você não conseguirá entrar no Google Podcasts, criar um perfil para seu podcast e subir o conteúdo diretamente ali. Na verdade, você não conseguirá fazer isso em nenhuma plataforma de streaming. Ao invés disso você precisará de um site que receba e distribua o seu podcast, chamado de host, ou site hospedeiro.

Existem muitos sites hospedeiros tanto gratuitos quanto pagos. A maioria deles permitem que você suba o conteúdo, edite e já envie para diversas plataformas de streaming, incluindo o Google Podcasts.

Geralmente os hospedeiros gratuitos limitam o volume de dados que você pode usar por mês, enquanto os pagos oferecem pacotes mais volumosos. Tudo depende das suas necessidades e do tamanho do seu projeto, mas na grande maioria dos casos um hospedeiro gratuito dá conta do recado.

A seguir, você confere uma lista de hospedeiros gratuitos para podcast. São eles: 

Anchor;

Audioboom;

Backtracks;

Blubrry;

Buzzsprout;

Castos;

Fireside;

Libsyn;

Megafono;

Omny Studio;

Pinecast;

Pippa;

Podbean;

Podcaster.de;

Podiant;

Podigee;

PodOmatic;

Simplecast;

Spreaker;

Transistor;

Whooshkaa;

ZenCast.

Após escolher a ferramenta de hospedagem, crie uma conta e realize as configurações necessárias. Feito isso, você conseguirá subir o seu conteúdo, editá-lo e publicar ele nas principais plataformas de streaming. 

Para que você consiga publicar seu podcast no Google Podcasts, no Spotify e em outras plataformas, precisará conectar sua conta no hospedeiro à suas contas nessas plataformas. É aí que entra o tal do link Feed RSS.

Quando você cria uma conta num site hospedeiro de podcasts, você recebe um link de seu perfil. Esse link é chamado Feed RSS e ele é fundamental para integrar a plataforma de hospedagem ao serviço de streaming, como o Google Podcasts.

Por isso, após criar o seu perfil no hospedeiro escolhido e receber o seu link Feed RSS, acesse a página do Google Podcasts dedicada aos criadores de podcasts, faça login e insira o seu link Feed RSS.

Ao criar um perfil no Gerenciador de Podcasts, use a mesma conta de email que usou no site hospedeiro.

Quando o seu perfil no agregador de podcasts estiver vinculado a seu perfil no Google Podcasts, a postagem poderá ser feita automaticamente lá na plataforma agregadora.

Importante: o Google pede que você vincule um site ao perfil do seu podcast no Google Podcasts. Se você não tem um site para seu programa, recomendamos que crie um, mesmo que simples. Caso seu programa seja vinculado a um site ou uma empresa, basta criar uma página dentro do site dedicada ao seu podcast. 

Vantagens do Google Podcasts

Colocar o seu podcast no Google Podcasts é muito importante pois você marcará presença em uma ferramenta dedicada exclusivamente ao universo dos podcasts. Além do mais, como o Google recomenda novos programas ao público de acordo com suas preferências, você terá a chance de ser recomendado a novas pessoas diariamente sem precisar fazer nada para isso.

Além disso, o Google vincula o seu podcast nos resultados de pesquisa do buscador. Isso significa que se alguém pesquisar pelo nome do seu programa no Google, a plataforma mostrará o link de seu perfil no Google Podcasts.

Por fim, o Google Podcasts possui tanto plataforma para navegador quanto app, o que aumenta o volume de público. No Android, ele é vinculado ao assistente de áudio, o que pode facilitar a vida dos ouvintes.

Viu como é importante colocar o seu podcast no Google Podcasts? Em quanto mais plataformas o seu podcast estiver, maiores as chances dele crescer.

Siga o Plugar Ideias no Instagram e ajude o blog a espalhar conhecimento para cada vez mais pessoas!

Deixe uma resposta