Conheça a coluna de jornal que inspirou a série Modern Love

Conheça a coluna que inspirou a série Modern Love, do Amazon Prime

Modern Love foi uma das séries mais comentadas de 2019. Produzida e distribuída pelo serviço de streaming Amazon Prime, a série traz oito episódios com oito crônicas diferentes sobre relações amorosas contemporâneas. Cada episódio é estrelado por uma estrela, incluindo Anne Hathaway, Dev Patel e Tina Fey.

O que muita gente não sabe é que todas as crônicas retratadas na série são inspiradas em histórias reais e que antes de virar série, Modern Love já era uma das colunas semanais mais famosas do jornal The New York Times. 

Modern Love: a coluna que originou a série

Não é novidade nenhuma o fascínio que Nova York desperta, servindo de inspiração para diversos escritores, roteiristas e outros artistas. Mas, muito mais do que uma cidade de fantasias, NY é uma cidade de histórias reais.

Em 2004, tentando abrir espaço para contar ao mundo as histórias reais das pessoas de Nova York, o renomado jornal The New York Times teve uma ideia: criar uma coluna semanal em sua sessão ‘Style’ para deixar que as pessoas contassem suas experiências marcantes sobre relações amorosas contemporâneas, sempre tendo como plano de fundo a cidade de Nova York.

Assim nascia Modern Love, a coluna de jornal escrita não por jornalistas, nem por escritores, mas sim por qualquer novaiorquino que tivesse uma boa história de amor para contar. Qualquer um poderia enviar sua história – podendo escolher por divulgar ou não sua identidade verdadeira.

Como era de se imaginar, a ideia foi um sucesso. O jornal passou a receber centenas, milhares de cartas e e-mails de pessoas que tinham experiências amorosas interessantes, emocionantes e muitas vezes nada convencionais para contar.

Dezesseis anos se passaram e mais de 750 colunas após a publicação da primeira história, Modern Love se transformou em uma das colunas de jornal mais acompanhadas do mundo. Das páginas do The New York Times, o projeto virou um fenômeno multimídia que se desdobrou em newsletter, podcast, livro e, mais recentemente, numa série de streaming da Amazon.

Daniel Jones, jornalista e editor da coluna desde sua concepção, conta que o jornal recebe mais de 7.000 histórias por ano e tem a amarga missão de selecionar apenas 1 por semana (o que dá 52 colunas por ano). Jones garante que todas as histórias que chegam à coluna são lidas e que são feitos apenas ajustes de edição no conteúdo daquelas que são publicadas, sem interferir na narrativa das histórias.

Leia também: Música Para Morrer de Amor, novo drama nacional LGBT chega ao streaming

Modern Love: a newsletter, o podcast, o livro e a série

Se você quer acompanhar semanalmente as novas histórias de amor publicadas pela coluna, pode se inscrever gratuitamente na newsletter Love Letter, que envia para o seu e-mail toda sexta-feira a nova crônica de Modern Love (além de outros conteúdos da sessão Style do jornal).

Outra iniciativa interessante é o Podcast Modern Love. Toda semana, o The New York Times convida celebridades e anônimos para ler uma das muitas crônicas da coluna. O resultado é uma experiência sonora que tenta fazer com que você se sinta dentro da narrativa. Daniel Radcliffe, Saoirse Ronan, Jake Gyllenhaal e Terry Crews são alguns dos muitos convidados a narrar histórias no projeto.

Se você gosta de livros, Modern Love também te oferece essa opção. O livro ‘Modern Love: histórias reais de amor, perda e redenção’ agora está disponível em Português. A publicação foi idealizada pelo próprio Daniel Jones, criador da coluna, e reúne algumas das histórias de maior sucesso já publicadas – incluindo as oito histórias retratadas no seriado. 

Se você gosta de livros, Modern Love também te oferece essa opção. O livro ‘Modern Love: histórias reais de amor, perda e redenção’ agora está disponível em Português.
O livro Modern Love reúne as oito crônicas retratadas no seriado e mais dezenas de outras histórias que fizeram sucesso na coluna.

Por fim, se ainda não viu a minissérie da Amazon Prime inspirada na coluna, veja. São oito episódios de cerca de meia hora cada. Recentemente, Dev Patel foi indicado ao Emmy por seu desempenho em um dos episódios. E ah, uma boa notícia: a Amazon confirmou que a série ganhará uma segunda temporada!

Se você já viu a produção e tem curiosidade de saber quem são as pessoas reais que escreveram as colunas que inspiraram os episódios, dá uma olhada nesse artigo do Canal Tech.

Siga o Plugar Ideias no Instagram e ajude o projeto a crescer. Diariamente você recebe conteúdo sobre marketing, criatividade, tecnologia e muito mais!

Leia também: Normal People, a série que nos mostra que os caminhos da vida não são lineares

Um comentário sobre “Conheça a coluna que inspirou a série Modern Love, do Amazon Prime

Deixe uma resposta