O que são KPIs e quais as diferenças entre KPI e métrica

O que são KPIs e quais as diferenças entre KPI e métrica?

Você certamente sabe o quanto as métricas e os indicadores são importantes para o marketing digital. É através desses resultados que é possível avaliar a efetividade ou não das estratégias em andamento, além de analisar os cenários para realizar planejamentos e tomar decisões.

Pois bem, um dos indicadores mais importantes de uma empresa é o KPI (Key Performance Indicator). É sobre esse assunto que falaremos a seguir.

O que é KPI?

A sigla KPI (Key Performance Indicator) pode ser traduzida como Indicador Chave de Performance. Trata-se de um objetivo quantificável. Isso significa que, para que se defina um KPI, é preciso que seja possível apresentá-lo em números ou porcentagem.

Mas como definir um KPI? Na verdade é bastante simples: é preciso que aquele indicador representa algum dado que seja importante para a empresa a nível estratégico. Uma empresa pode, é clro, definir diversos KPIs, pois certamente tem vários objetivos estratégicos.

Para definir quais são os KPIs da sua empresa, é importante antes entender as diferenças entre KPI e métricas. Apesar de trabalharem juntos, esses dois termos não são a mesma coisa.

Quais as diferenças entre KPIs e Métricas?

Essa é uma questão que gera confusão, mas na verdade é bem simples de resolver. KPI representa um objetivo estratégico que pode ser quantificado em números. Já as métricas são simplesmente ações medidas por números. Isso significa dizer que você irá usar uma ou mais métricas para chegar aos números de um KPI.

Vamos a um exemplo: uma empresa X determinou que um de seus KPIs é saber quantos dos seguidores novos de sua página no Facebook se transformaram em clientes no mês anterior. Para se chegar a esse resultado, será necessário consultar métricas como número curtidas total, número de curtidas novas, taxa de conversão e por aí vai.

Seguindo o exemplo acima temos:

KPI: clientes novos a partir do Facebook

Métricas: número total de seguidores, seguidores novos, taxa de convrsão no Facebook, etc.

Muitas empresas definem métricas acreditando que são KPIs. O número de seguidores na sua página no Facebook, por exemplo, não é um KPI, mas sim uma métrica. Quantos desses novos seguidores viraram clientes sim pode ser considerado um KPI.

Ao contrário do que muita gente pensa, números de likes por si só não são são KPIs. Para que seja, preciso que aquele número represente um objetivo estratégico por trás.
Ao contrário do que muita gente pensa, números de likes por si só não são são KPIs. Para que seja, preciso que aquele número represente um objetivo estratégico por trás.

KPIs primários e KPIs secundários

Dentro de uma estratégia de marketing digital, dividimos os KPIs em dois grupos: os primários e os secundários. É uma questão de prioridade hierárquica e é simples de entender.

KPIs primários são aqueles definidos pelos gerentes e pessoas de alto escalão na empresa. Já os KPIs secundários são aqueles que a equipe irá definir para obter os resultados dos KPIs primários solicitados pela gerência. 

Num plano de marketing, geralmente já são definidos os KPIs primários e secundários que serão analisados para aquela estratégia. Conforme dito no começo deste artigo, quando falamos de marketing digital, tudo deve ser passível de mensuração.

Viu como é fácil entender as diferenças entre KPI e métricas? Depois que você compreende os conceitos, eles passam a fazer sentido e você enxerga toda a estratégia de uma maneira diferente. 

Deixe uma resposta