O que é um mídia kit, porque ele é importante e o que deve conter nesse pacote de informações. Você vai perceber que não é difícil criar um.

O que é mídia kit e como criar um mídia kit para produtos digitais?

Se você pretende investir na carreira de produtor de conteúdo, de influenciador digital ou se pretende criar um projeto digital, saiba que mais cedo ou mais tarde precisará montar um mídia kit. Já ouviu falar nesse termo?

A seguir, vamos falar sobre o que é um mídia kit, porque ele é importante e o que deve conter nesse pacote de informações. Você vai perceber que não é difícil criar um.

O que é um mídia kit?

Em marketing, mídia kit é um conjunto de informações sobre o seu produto ou sua marca. É um material que visa fazer uma apresentação comercial de modo a atrair a atenção de quem está lendo. Quando falamos sobre influenciadores digitais ou personalidades, a própria pessoa é a marca, portanto um mídia kit é um conjunto de informações comerciais sobre a pessoa. 

Mídia kit é a maneira como os produtos digitais apresentam todo o seu potencial na tentativa de fechar parcerias. É a hora de vender o peixe, de mostrar porque você, seu site, seu canal ou seu produto são interessantes e atraentes para conquistar o público. 

É importante diferenciar mídia kit de press kit. Enquanto o mídia kit é enviado a possíveis parceiros na tentativa de fazer negócios, o press kit é enviado à imprensa na tentativa de conseguir um espaço na mídia.

Um bom mídia kit precisa chamar a atenção de quem está lendo. Você precisa vender seu peixe e mostrar porque é uma boa ideia investir em você ou em seu produto digital.
Um bom mídia kit precisa chamar a atenção de quem está lendo. Você precisa vender seu peixe e mostrar porque é uma boa ideia investir em você ou em seu produto digital.

O que deve conter em um mídia kit?

Um bom mídia kit para produtos digitais deve ser um conjunto o mais completo possível de informações sobre o canal, o site, o influenciador, etc. É importante começar com uma descrição do produto digital, falando sobre qual é o foco dele e quem está por trás.

Outra coisa fundamental que não pode faltar num mídia kit são dados quantitativos. Quantos acessos por dia, quantos seguidores nas redes sociais, quantos assinantes de newsletter e por aí vai. Quanto mais dados sobre o impacto de seu produto digital, mais fácil será vender seu peixe.

Também é fundamental apresentar informações sobre seu público-alvo. A faixa de idade, predominância de sexo, de quais lugares eles são, etc. Ferramentas como o Google Analytics ajudam bastante nessa coleta.

Além dos dados quantitativos e do perfil do seu público-alvo, você deve informar no mídia kit com quais marcas já trabalhou e quais cases de sucesso tem para contar. Caso seu produto digital ainda não tenha cases de sucesso, uma dica é selecionar um texto, um vídeo ou alguma outra coisa que você tenha produzido e que tenha gerado uma repercussão bacana. O importante é mostrar que sua plataforma atinge positivamente o público.

Não esqueça de reservar um espaço para explicar no seu mídia kit com quais formatos de parceria você trabalha. Anúncios no site, texto especial no site, publicações nas redes sociais, merchandising nos vídeos, etc. Informe todos os tipos de parceria que está aberto a fazer. No caso de anúncios, informe o tamanho deles, a localização no site, o tipo de canal onde seriam veiculados, etc.

Alguns mídia kits trazem uma tabela com a precificação de cada tipo de parceria. Outros preferem não trazer preços e convidar o possível parceiro a entrar em contato para negociar. Fica a seu critério explicitar ou não os preços que pretende cobrar por cada tipo de parceria.

Por fim, encerre seu mídia kit com dados de contato. Telefone, e-mail, link para todas as suas redes e o que mais achar importante acrescentar para que entrem em contato contigo.

Resumindo, um bom mídia kit para produto digital deve seguir a estrutura abaixo:

1 – Apresentação do produto digital e dados pessoais

2 – Dados quantitativos (acessos, seguidores, engajamento, etc)

3 – Dados do público (faixa etária, sexo, localização por região, etc)

4 – Cases de sucesso

5 – Tipos de parceria que realiza (e quais são os formatos)

6 – Tabela com a precificação (esse item é opcional)

7 – Dados de contato

Criatividade é um ponto-chave na hora de elaborar um mídia kit. Quanto mais criativo, melhor.
Criatividade é um ponto-chave na hora de elaborar um mídia kit. Quanto mais criativo, melhor.

Qual o formato de um mídia kit para produtos digitais?

O Mídia kit geralmente é enviado em formato de PDF. Um bom mídia kit é visualmente bonito, com pouco texto e bastante informação visual. Traga prints de seu produto digital, de seus cases de sucesso. Tenha cuidado para não poluir demais a comunicação. Sempre que possível, consulte um designer para te ajudar a elaborar um mídia kit que chame a atenção de quem estiver lendo.

Nunca copie o estilo de um mídia kit de outro produto digital. Você pode até se inspirar em outros modelo, mas deve construir o seu material o mais inédito o possível, até mesmo para que a sua identidade e a sua personalidade transbordem naquele material.

Para que você tenha uma noção do que foi falado acima, confira alguns exemplos de mídia kit. Um é do site Papo de Homem e o outro é do site Dinheirama. Veja também todos os mídia kits dos produtos do Grupo Abril.

É importante dizer que as informações e o formato de um mídia kit podem variar dependendo de para que está sendo desenvolvido aquele material. Um mídia kit de um site nunca será igual a um mídia kit de um canal no Youtube, por exemplo.

Quando enviar um mídia kit?

Você pode enviar um mídia kit em duas situações: quando alguém entra em contato contigo e solicita mais informações sobre o seu produto digital ou quando você mesmo, por iniciativa própria, vai atrás de potenciais parceiros e propõe um negócio.

A iniciativa de enviar seu mídia kit a parceiros que você acredita que tenham relação com o seu trabalho pode gerar bons resultados. Mas não desanime se receber alguns nãos (ou nem receber resposta). Continue fazendo o seu trabalho e mantenha seu mídia kit sempre atualizado. Quanto maior for o seu esforço em construir presença online e cativar um púbico fiel, mais atrativo ficará o seu mídia kit e mais fácil será conseguir parcerias.

Leia também: 10 dicas para criar vídeos verticais profissionais para o Instagram

Deixe uma resposta