Spotify lanca opcao de podcast em video

Spotify lança opção de podcast em vídeo

Você é do tipo de pessoa que tem forte apego ao visual, gosta de consumir conteúdo em podcast mas precisa estar assistindo algo enquanto escuta o episódio? Pensando nesse público, o Spotify já começou a testar a possibilidade de o produtor de conteúdo incluir vídeo nos episódios de podcasts postados na plataforma.

A seguir, você vai entender detalhes sobre como vai funcionar o podcast em vídeo no Spotify e quais possibilidades essa novidade abre para o mercado.

Como vai funcionar o podcast em vídeo?

A ideia do Spotify é que o áudio do podcast continue rodando em segundo plano mesmo que você não esteja assistindo ao vídeo. Dessa maneira, se você quer ver apenas uma parte da gravação, não terá a sua experiência de áudio comprometida.

A novidade já está em testes nos Estados Unidos e três programas populares por lá serão os pioneiros: The Morning Toast, Higher Learning e The Misfits Podcast.

Ainda em fase de ajustes finais, a plataforma não anunciou como será a dinâmica da postagem dos conteúdos em vídeo. Mas tudo leva a crer que seguirá o modelo atual, com um site host por trás da publicação dos conteúdos

Tanto usuários free quanto usuários de planos premium terão a possibilidade de assistir ao podcast em vídeo. A novidade é uma reação do Spotify ao Youtube Premium, que já adaptou sua plataforma a podcasts em vídeo há um tempo.

Com a opção de podcast em vídeo, o Spotify espera reter mais usuários na plataforma e ainda oferecer aos criadores de conteúdo uma nova possibilidade de monetização.

Quais serão as vantagens do podcast em vídeo?

Para o usuário, será mais prazeroso assistir ao podcast e conseguir ver o locutor e seus convidados. Para o produtor do podcast, será uma oportunidade muito boa de expandir as possibilidades de monetização do podcast, já que o apresentador poderá não só fazer a propaganda falada, mas também mostrar determinado produto aos ouvintes.

O fato de que o conteúdo em vídeo estará disponível inclusive para usuários não pagantes aumenta a audiência do podcast e, consequentemente, atrai mais anunciantes para essa mídia. O mercado publicitário como um todo tende a abraçar a ideia.

Para o Spotify, a inserção de podcast em vídeo deixa a plataforma mais atraente e ajuda a conter a fuga de usuários para outras plataformas que oferecem a possibilidade de vídeo. A tendência é que essa e outras plataformas se tornem cada vez mais multimídia, oferecendo diversas opções ao usuário.

O podcast em vídeo estará disponível tanto no Spotify para computador quanto nos apps Android e IOS. A opção de baixar o áudio do podcast continuará disponível, mas sem o vídeo – pelo menos nesse primeiro momento.

Recentemente, o Spotify reestruturou a maneira como os podcasts são mostrados na plataforma e até criou dois rankings de popularidade de podcasts. A novidade do podcast em vídeo só reforça que a empresa está realmente determinada a investir nesse tipo de conteúdo. Segundo o próprio Spotify, em 2020 a plataforma superou a marca de 1 milhão de programas de podcast no ar – o que só reafirma a força de crescimento desse tipo de mídia.

Siga o Plugar Ideias no Instagram e ajude o blog a espalhar conhecimento para cada vez mais pessoas!

Um comentário sobre “Spotify lança opção de podcast em vídeo

Deixe uma resposta