Saiba o que é o SEMrush e como usar essa ferramenta de palavras-chave

O que é o SEMrush e como usar essa ferramenta de pesquisa de palavras-chave?

Se você é ou pretende ser um profissional de marketing de conteúdo, já deve saber que o mapeamento de palavras-chave e o planejamento do conteúdo são pilares essenciais de toda estratégia. Mas como realizar esse trabalho? Diversas  ferramentas estão à disposição visando deixar esse trabalho mais simples e assertivo. Uma das mais populares é o SEMrush.

Neste artigo vamos falar mais sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar profissionais de conteúdo e SEO. Preparados?

O que é o SEMrush

Semrush é uma ferramenta digital que se descreve como “um software de análise de marketing digital”. Foi lançado em 2008 nos Estados Unidos, sendo uma das mais tradicionais ferramentas de SEO do mundo. O portfólio da empresa inclui mais de 5 milhões de clientes a nível global.

A função essencial do SEMrush é fornecer uma análise completa a partir da consulta de palavras-chave. Usando os dados extraídos por meio da plataforma, profissionais de conteúdo, SEO, mídia, publicidade e diversas outras áreas do marketing podem ter acesso a dados que embasarão seus projetos e ajudarão na tomada de decisões.

O SEMrush é pago por meio de assinatura mensal. Existem três planos: Pro, Guru e Business. O valor cobrado é válido para 1 login, mas você pode adicionar novos logins pagando uma tarifa adicional. Se você quer apenas testar a ferramenta, pode se cadastrar e usar gratuitamente por um período de 7 dias.

Interface inicial do SEMrush. Na plataforma você pode analisar tanto palavras e termos quanto domínios.
Interface inicial do SEMrush. Na plataforma você pode analisar tanto palavras e termos quanto domínios.

O que é possível fazer no SEMrush?

Em termos de análise de palavras e termos-chave, o SEMrush é a ferramenta mais completa do mercado. Ele oferece diversos dados sobre a palavra pesquisada. Assim como outros softwares, nele você pode filtrar a busca por país.

O maior diferencial do SEMrush é que ele se adapta ao seu negócio. Sendo assim, após configurá-lo, você passará a receber não só relatórios sobre o desempenho das suas principais palavras-chave, como também sugestões de outras palavras e termos que precisam ser trabalhados tendo como base o campo semântico das palavras do seu negócio. Leia mais sobre SEO Semântico.

No SEMrush você consegue ainda analisar o desempenho em SEO de quaisquer outros sites, bastando colar o domínio do site na barra de pesquisas. Essa consulta é muito útil para que você acompanhe como os seus principais concorrentes estão ranqueando palavras que te interessam e como você pode agir para melhorar ou preservar sua posição na busca orgânica dessas palavras.

A qualquer momento você pode extrair os dados em formato de relatório, que poderão ser usados em apresentações de resultados ou em boletins informativos, por exemplo.

Em todos os três planos do software você pode configurar palavras e páginas para monitorar Dessa maneira, ficará de olho no desempenho de páginas ou palavras que são essenciais para seu negócio.

Nos planos Guru e Business, você poderá terá acesso a uma ferramenta de verificação de plágio, para saber se o seu conteúdo está sendo reproduzido indevidamente. 

O SEMrush é a ferramenta mais usada do mundo para pesquisa de palavras-chave.
O SEMrush é a ferramenta mais usada do mundo para pesquisa de palavras-chave.

Qual a importância do SEMrush?

Se você está começando a implantar estratégias de Inbound Marketing agora, talvez não veja o uso do SEMrush como algo essencial. De fato, a maioria das funções do software são avançadas e serão muito úteis para negócios mais estruturados digitalmente.

Porém, mesmo que você ainda não veja necessidade de assinar o SEMrush, é importante ir se familiarizando com a plataforma e entendendo o que ela pode fazer por seu negócio. Tudo isso para que você possa decidir de modo planejado em qual momento de sua estratégia o uso do SEMrush passará a ser importante. 

Em relação àqueles negócios mais estruturados, o SEMrush é importante pois, além da análise de palavras-chave, te permitirá analisar como a concorrência está agindo. Esse conjunto de informações pode ser essencial para o crescimento da sua estratégia de marketing digital

Reforço aqui a importância de usar o SEMrush em conjunto com outras ferramentas de SEO, como o Google Trends e o Ubersuggest. Quanto mais informações você tiver para elaborar seu plano de ação, melhor para seu negócio!

Deixe uma resposta