saiba como colocar um podcast no Spotify sem pagar nada

Como colocar um podcast no Spotify sem pagar? Entenda o passo a passo

Em 2019 o Spotify animou o mercado quando rumores davam conta que a empresa estava estudando a possibilidade de permitir que qualquer usuário cadastrado na plataforma pudesse subir seu próprio conteúdo e gerenciá-lo diretamente na plataforma. Infelizmente, essa opção dos sonhos ainda não está disponível e se você quiser colocar seu podcast no Spotify ou em outras plataformas de streaming terá que contar com o intermédio de um serviço de hospedagem.

A boa notícia é que existem diversos serviços de hospedagem gratuitos e fazer a integração entre Spotify e hospedeiro é bastante simples. A seguir, falarei sobre como colocar seu podcast no Spotify e em outras plataformas e quais são alguns dos principais serviços de hospedagem gratuitos disponíveis no mercado.

Como colocar seu podcast no Spotify?

Conforme dito anteriormente, o Spotify não permite que você insira seu conteúdo diretamente na plataforma. Você precisará subir o conteúdo em uma plataforma de hospedagem compatível com o Spotify, criar um perfil (chamado de feed RSS), receber um link e usar aquele link dentro do Spotify para subir seu episódio de podcast. No próprio Spotify você poderá fazer edições adicionais como adicionar título, descrição e créditos.

Existem centenas de sites hospedeiros (ou hosts, em inglês) tanto gratuitos quanto pagos. Geralmente os hospedeiros gratuitos limitam o volume de dados que você pode usar por mês, enquanto os pagos oferecem pacotes mais volumosos. Tudo depende das suas necessidades e do tamanho do seu projeto, mas na grande maioria dos casos um hospedeiro gratuito dá conta do recado.

Abaixo segue uma lista de hospedeiros gratuitos para podcast compatíveis com o Spotify e outras plataformas de streaming importantes como a Apple e o Google Podcasts. São eles: 

Nesses hospedeiros de podcast você pode tanto subir o seu material quanto acompanhar o desempenho dele (por meio de analytics). Após escolher um hospedeiro (que pode ser uma opção acima ou outra que seja compatível com o Spotify), você deve criar a conta de seu podcast.

Interface inicial do Spotify for Creators, a página do Spotify dedicada aos criadores de podcast.
Interface inicial do Spotify for Creators, a página do Spotify dedicada aos criadores de podcast.

Como integrar o Spotify e o site hospedeiro?

Após criar a conta no site hospedeiro escolhido, você receberá o link de seu programa de podcast. Então, você deve acessar o Spotify for Creators, clicar no botão “get started’ e criar uma conta.

Você será convidado a colocar os seus dados, seu país, e-mail, categoria do seu podcast e por aí vai. Quando solicitado, você deve incluir o link gerado no site hospedeiro (link feed RSS).

O Spotify vai analisar sua conta e, caso o seu programa não infrinja as normas da plataforma, ele fará a integração entre Spotify e o hospedeiro escolhido. Prontinho! Você poderá postar os seus episódios no site hospedeiro e compartilhar seu podcast no Spotify e em todas as outras plataformas de streaming que o hospedeiro suportar.

No dashboard do Spotify for Creators você também terá acesso a dados sobre o desempenho de seus programas e análise de sua audiência. Você usa algum hospedeiro que não seja os citados na lista? Conta quais são!

Plugar Ideias é um projeto que visa levar conhecimento e informação ao maior número de pessoas. Siga o Plugar Ideias no Instagram e me ajude a crescer. Lá você confere dicas e informações diárias sobre marketing e criatividade. 

2 comentários sobre “Como colocar um podcast no Spotify sem pagar? Entenda o passo a passo

Deixe uma resposta