Spotify lança Trending Podcasts e Top Podcasts e passará a mostrar os podcasts mais ouvidos da plataforma.

Spotify lança o chart Top Podcasts e vai ranquear os podcasts mais ouvidos

Desde que se popularizou como o serviço de streaming de áudio mais usado do mundo, o Spotify vem se tornando um dos protagonistas da revolução dos podcasts. Se o seu podcast não está no Spotify, você provavelmente está perdendo um volume considerável de tráfego.

A questão é que produtores de podcasts sempre estiveram escondidos na plataforma. As listas e os charts do Spotify, cada vez mais populares, beneficiam apenas músicas. Com o intuito de dar mais visibilidade aos podcasts, o Spotify anunciou que está lançando dois podcasts charts, rankings de popularidade que mostrarão os podcasts mais ouvidos da plataforma.

A importância dos charts

Desde que passou a centralizar milhões e milhões de músicas em sua plataforma, o Spotify começou a investir nos charts e nos rankings como maneira de recomendar conteúdo e de ajudar os usuários a saber o que mais está sendo consumido na plataforma – a nível nacional e global.

Listas como “Today Top Hits”, ‘Viral 50” e “As 50 mais tocadas” são acompanhadas de perto por milhões de usuários. Aparecer nessas listas significa receber holofotes em seu trabalho. Além disso, o streaming representa, atualmente, o maior peso em charts renomados como os da Billboard. Aparecer nos charts do Spotify pode significar aparecer também em outros charts globais.

Até agora, apenas as músicas se beneficiam da visibilidade proporcionada por esses charts. De olho no crescimento dos podcasts, o Spotify anunciou que passará a dedicar espaço para dois charts de podcasts: Trending Podcasts e Top Podcasts.

O Top Podcasts e o Trending Podcasts do Spotify já estão disponíveis nos Estados Unidos e devem chegar ao Brasil a qualquer momento.
O Top Podcasts e o Trending Podcasts já estão disponíveis em países como Estados Unidos e Brasil.

Trending Podcasts: essa lista mostrará os 50 podcasts mais populares do momento. Por ser uma lista focada em “trends”, a posição dos podcasts mudará a todo momento de acordo com a popularidade dos programas.

Top Podcasts: já a lista Top Podcasts mostrará os 200 podcasts mais populares do Spotify no seu país em determinado período (provavelmente semanal). O Top Podcasts classifica os podcasts que aparecerem no charts em categorias como comédia, tecnologia, negócios, etc.

Em um primeiro momento, os dois charts de Podcasts do Spotify não estarão disponíveis em todos os países. Por enquanto, 26 países foram escolhidos para receber a novidade, incluindo Brasil, México, Estados Unidos, Reino Unidos e Alemanha.

Ambos os charts já estão disponíveis no app e na plataforma web do Spotify Brasil.

Leia também: Google oferece bolsas de USD 12 mil a produtores de podcasts criativos

De olho nos bots

Assim como fez com as músicas, o Spotify anunciou que estará de olho em possíveis bots que tentarão inflar o número de plays nos podcasts para aparecer nos charts. Caso se confirme que algum programa esteja usando esse meio ilegal, ele será punido e terá os plays removidos.

Para garantir o bom funcionamento dos charts e da plataforma como um todo, o Spotify está reforçando sua segurança contra bots nos países que passarão a contar com os dois charts.

Ainda não sabemos se outras plataformas passarão a usar os dados do podcasts charts do Spotify para criar novos charts. De todo modo, essa iniciativa do Spotify já anima produtores de podcasts e pode facilitar as coisas tanto para a obtenção de novos ouvintes quanto para a expansão do podcast e busca por possíveis patrocinadores.

Siga o Plugar Ideias no Instagram. Lá você confere dicas e informações diárias sobre marketing e criatividade.

Um comentário sobre “Spotify lança o chart Top Podcasts e vai ranquear os podcasts mais ouvidos

Deixe uma resposta