Saiba como usar o ubersuggest em suas estratégias de pesquisa de palavra-chave

O que é e como usar o Ubersuggest?

Já ouviu falar no Ubersuggest? Ferramentas de análise de palavras-chave são muito úteis para profissionais de comunicação, especialmente aqueles que trabalham com conteúdo. Se por um lado há empresas que podem realizar investimentos para adquirir ferramentas de ponta, por outro há aquelas que ainda não dispõe de capital para realizar esse tipo de investimento. O que fazer nesses casos?

Felizmente, há ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave que podem ajudar bastante no trabalho de profissionais de comunicação. Dentre elas, o Ubersuggest desponta como um dos melhores e mais eficientes do mercado. Pronto para conhecer essa ferramenta?

O que é o Ubersuggest?

Ubersuggest é uma ferramenta online e gratuita criada pelo expert do SEO Neil Patel e que permite que você consulte termos e palavras-chave com simplicidade e rapidez. 

É muito simples. Basta acessar o site da ferramenta, digitar a palavra-chave na barra de pesquisas e selecionar o país base para a pesquisa. Pronto! Você será direcionado para uma página com algumas informações muito interessantes. 

No Ubersuggest você tem acesso gratuitamente a muitas informações importantes para o seu planejamento de conteúdo.
No Ubersuggest você tem acesso gratuitamente a muitas informações importantes para o seu planejamento de conteúdo.

O que é possível fazer no Ubersuggest?

Após digitar o termo desejado na barra inicial e clicar em pesquisar, você será direcionado para uma página que te mostrará uma análise daquela palavra do ponto de vista de SEO.

A primeira barra de informações te apresenta quatro dados interessantes:

  • Volume de buscas: mostra, em números, quantas buscas aquela palavra-chave teve em um mês;
  • SEO difficulty: mostra, numa escala de 0 a 100*, quão difícil é ranquear aquela palavra ou termo entre as primeiras posições do Google;
  • Paid difficulty: mostra, numa escala de 0 a 100*, quão difícil é pagar por aquele termo para conseguir espaço nos anúncios do Google;
  • Custo Por Clique (CPC): mostra a média do valor que aquela palavra custa levando em consideração o leilão de palavras-chave do Google para anúncios pagos.

*Quanto mais perto de 0, melhor do ponto de vista de SEO.

Abaixo dessa barra inicial você se deparará com um gráfico, parecido com aquele do Google Trends, que mostra o volume de buscas por aquela palavra ou termo ao longo do tempo.

Logo após o gráfico, você descobrirá qual o volume de pessoas clicando em conteúdos sobre aquela palavra-chave levando em consideração a busca orgânica (SEO) e a busca paga. Também verá as faixas de idade de pessoas que buscaram aquele conteúdo.

À partir das informações coletadas no Ubersuggest, você pode decidir quais estratégias irá traçar para ranquear determinada palavra chave.
À partir das informações coletadas no Ubersuggest, você pode decidir quais estratégias irá traçar para ranquear determinada palavra chave.

A melhor parte do Ubersuggest

A primeira coisa que você deve se atentar ao usar o Ubersuggest é a barra inicial, com o volume de buscas e o nível de dificuldade daquela palavra. Mas há outras duas coisas muito importantes e interessantes que merecem receber a sua atenção: ideias de palavras-chave e ideias de conteúdo.

Isso mesmo! O Ubersuggest te sugere diversas palavras-chave relacionadas ao termo pesquisado e também algumas pautas que poderiam ser abordadas a partir dessas palavras. Essas duas colunas ficam na parte final da tela, abaixo do gráfico.

Essas informações podem ser muito úteis para quem precisa realizar mapeamento de palavras-chave e planejamento de conteúdo. Mesmo que você tenha acesso a ferramentas mais detalhadas como o SEMrush, vale a pena consultar o Ubersuggest para ampliar o seu leque de possibilidades em relação ao seu planejamento.

Percebeu como o Ubersuggest pode ser útil? Pois então, salve a ferramenta em seus favoritos e crie o hábito de consultá-la sempre que quiser entender o alcance de algum termo ou sempre que precisar planejar os seus próximos conteúdos. 

Siga o Plugar Ideias no Instagram. Lá você confere dicas e informações diárias sobre marketing e criatividade. 

Deixe uma resposta