Entenda o que é o Google Trends e o que é possível fazer com essa ferramenta

O que é o Google Trends e como usar para planejar seu conteúdo?

O Google Trends é uma das ferramentas gratuitas mais legais do Google. Simples de usar, ele pode fornecer informações muito interessantes para auxiliar profissionais de comunicação no planejamento de conteúdo e mapeamento de palavras-chave. 

Mas como acessar o Google Trends e como extrair o máximo possível dessa ferramenta? É sobre isso que falaremos agora. Vamos lá!

O que é o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta online e gratuita do Google que mostra de maneira muito simples o padrão de buscas de determinada palavra ou termo em um período de tempo. Basta acessar o site da plataforma, digitar a palavra ou termo na caixa de pesquisa e ter acesso a uma gama de informações.

Se seu negócio trabalha com conteúdo imediatista, o chamado conteúdo quente, vale a pena prestar atenção na página inicial do Google Trends. Procure por “Pesquisas em alta” e tenha acesso a uma lista com dezenas de termos que mais estão sendo buscados no Google. Você pode filtrar a lista por pesquisa diária ou por pesquisas naquele momento. 

Interface do Google Trends. A ferramenta pode ser uma poderosa fonte de dados e de pautas quando bem usada.

O que é possível extrair do Google Trends?

Após digitar a palavra ou termo desejado na barra de pesquisa, você será direcionado para uma página com muitos dados interessantes sobre aquele termo. Nessa tela, você encontrará as seguintes informações:

Gráfico geral: para começar, você verá um gráfico que mostra a tendência de buscas para aquele termo ao longo do tempo. É possível filtrar o gráfico por país, por período, por categoria e por tipo de pesquisa. Esse gráfico é interessante para que você veja possíveis tendências de alta ou identifique períodos de sazonalidade (com picos de busca) para a palavra ou termo pesquisados. 

Interesse por sub-região: logo abaixo do gráfico, você encontrará um mapa do país mostrando o grau de interesse por aquela palavra ou termo em cada região do país. Essas informações podem ser úteis se você pretende produzir conteúdo segmentado por localidade.

Assuntos relacionados: abaixo do mapa regional, você encontrará uma coluna que apontará possíveis temas que tenham relação com aquele pesquisado por você. Nessa coluna, não há necessariamente uma relação direta com seu termo, apenas algumas sugestões que podem vir a ter relação com sua palavra chave.

Consultas relacionadas: essa é uma das melhores coisas do Google Trends. Aqui, o Google te fornece uma lista com diversas consultas que estão diretamente relacionadas ao seu termo pesquisado – sempre por ordem de relevância. Essa lista pode ser uma mina de ouro na hora de realizar o mapeamento de palavras-chave para a construção do calendário de pautas do seu site ou blog.

Importância de usar o Trends

O Google Trends deve ser uma das ferramentas usadas por profissionais de comunicação na hora de planejar o conteúdo. Também pode ser útil para profissionais de marketing em geral pois aponta tendências de busca e possíveis necessidades de mercado. O mais bacana é que ele é gratuito e simples de usar.

A combinação Google Trends + ferramenta de análise de palavras-chave (SEMrush, Ubersuggest, etc) possibilita ao profissional de comunicação o acesso a uma gama muito rica de informações úteis para o planejamento de conteúdo. Também ajuda a entender como o usuário pensa ao realizar pesquisas nos buscadores. 

Viu como o Google Trends pode ser útil para o seu trabalho? Salve a página em favoritos e adquira o hábito de consultar regularmente a ferramenta, tanto para mapear e planejar o seu conteúdo, quanto para identificar tendências no horizonte. Mãos à obra!

Um comentário sobre “O que é o Google Trends e como usar para planejar seu conteúdo?

Deixe uma resposta