Descubra como usar o Google Meet sem complicações

Como usar o Google Meet?

A pandemia de Covid-19 pegou o mundo inteiro de surpresa e fez com que todos os setores da sociedade tivessem que se adaptar rapidamente a um mundo totalmente novo. O trabalho, os estudos e as interações sociais realizadas remotamente se tornaram o “novo normal”. Ferramentas de videoconferências como o Zoom e o Google Meet se tornaram aplicativos de primeira necessidade.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o Google Meet (antigo Hangouts). Vai entender como instalar e como usar essa solução desenvolvida pelo Google para a realização de videoconferências.

O que é o Google Meet?

O Google Meet (antes Google Hangouts) é um dos muitos aplicativos desenvolvidos pelo Google e que você pode acessar gratuitamente após criar uma conta Google. Ele é simples de usar e atende às necessidades tanto de empresas quanto de pessoas que precisam de uma ferramenta do tipo para uso pessoal. Há uma versão paga com as mesmas funcionalidades da gratuita, a diferença é que a versão paga permite convidar mais pessoas para a reunião.

Você pode acessar o Google Meet diretamente pelo site da ferramenta ou acessando o menu Google Apps no canto superior direito da sua tela toda vez que estiver logado em alguma ferramenta do pacote Google.

Uma das maiores vantagens do Google Meet é a possibilidade de integração da ferramenta com outras soluções do Google. Por exemplo, ao agendar uma nova videochamada, você pode enviar convites diretamente para o gmail dos participantes e o compromisso passará a constar na agenda deles assim que eles confirmarem que irão participar da reunião.

O Google Meet se tornou particularmente usado após a pandemia que obrigou milhões de pessoas a ficarem confinadas em casa.
O Google Meet se tornou particularmente importante após a pandemia que obrigou milhões de pessoas a ficarem confinadas em casa.

Como usar o Google Meet?

Você pode usar o Google Meets de três maneiras: iniciando uma reunião imediata, criando uma reunião agendada e entrando em uma reunião por meio de código. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

Iniciar uma reunião imediata: após fazer login com sua conta Google você terá acesso a sua tela inicial do Meet. Lá, você deve clicar em “iniciar uma reunião”. Após permitir o uso do microfone e do áudio pelo aplicativo, você receberá um código que deve compartilhar com todas as pessoas que deseja chamar para a reunião imediata. Você também tem a opção de adicionar manualmente as pessoas via e-mail. Nesse caso elas receberão um convite para se juntarem à sua reunião.

Participar de uma reunião usando o código: se você recebeu o código de outra pessoa e precisa entrar numa reunião imediata, basta acessar o Google Meet. Na tela inicial, ao lado do botão “iniciar uma reunião” há o campo “digite o código da reunião”. Basta colar o código que recebeu e pronto, você será direcionado à videoconferência.

Agendar uma reunião: a grande maioria das videoconferências são agendadas, especialmente para darem tempo de as pessoas se programarem. Para fazer isso, basta acessar o Google Agenda e criar um novo evento. Na hora de preencher os dados do evento, não esqueça de clicar no botão “Adicionar Videoconferência do Google Meet”. Após incluir os emails dos convidados no evento, eles receberão um convite com um link que direcionará para a chamada de vídeo. Ele link deve ser acessado no dia e horário marcados. 

Caso você precise criar um evento periódico, basta acessar “mais opções” na hora de criar o evento e editar o campo “não se repete”, debaixo do horário. Você pode escolher a frequência do evento (diariamente, semanalmente, etc) e o Google criará eventos na sua agenda de acordo com a periodicidade estipulada. 

Atenção: caso crie um evento periódico, o Google criará diferentes links de acessos para as videochamadas do Meets equivalentes a cada dia do evento. Portanto, o link de acesso à chamada de ontem não servirá para acessar a chamada de hoje. Basta ficar de olho em sua agenda e usar os links correspondentes às chamadas do dia.

O que é possível fazer no Google Meet?

Usando o Google Meet você poderá fazer sua videochamada sem tempo máximo de duração. Poderá convidar até 100 pessoas para participar da reunião na modalidade gratuita do aplicativo e até 250 pessoas na modalidade paga. A modalidade paga permite ainda que você convide até 100 mil pessoas para assistirem a sua apresentação, neste caso apenas como ouvintes e sem a possibilidade de interação.

No Google Hangouts Meet você pode compartilhar sua tela e ainda gravar a tela de apresentação. Pode também usar a ferramenta pelo smartphone, basta baixar o app do Google Meet no Google Play ou na Apple Store.

Dica: como medida de ajuda devido à pandemia, o Google liberou o acesso gratuito a todas as funcionalidades pagas do Google Meet até 30 de setembro de 2020. Portanto, é uma ótima oportunidade para testar a ferramenta e ver se ela atende às suas necessidades ou da sua empresa.

Caso queira conhecer outra ferramenta de videoconferências bastante famosa, o Zoom, leia o artigo: Funções do Zoom que você não conhecia.

Deixe uma resposta