Conheça 16 canais do Youtube para aprender a desenhar - do básico ao avançado

16 canais do Youtube para aprender a desenhar – do básico ao avançado

Aprender a desenhar é o sonho de muitas pessoas. Com a ajuda da internet e de muito foco e esforço pessoal, esse sonho pode se tornar realidade. O Youtube, por exemplo, possui diversos canais para quem quer aprender a desenhar ou aprimorar suas técnicas. 

A seguir, preparei uma lista com 16 canais do Youtube para aprender a desenhar. Esses canais vão te ajudar se o seu objetivo é usar a internet para aprender a desenhar de graça. Vamos lá?

Onde aprender a desenhar na internet?

A internet tem milhares, talvez milhões de canais de desenho e arte, por isso elaborar uma lista com os melhores é improdutivo. Cada artista tem sua maneira de ensinar e cada pessoa a sua de aprender. É por isso que, ao invés de criar uma lista com os melhores, resolvi criar uma lista com boas opções de canais do Youtube para aprender a desenhar. A ideia é apresentar artistas que podem, de alguma forma, contribuir para seu processo de aprendizagem artística. Vamos lá?

Iniciante – Traços básicos

Arte e Cia: um dos maiores canais de desenho e pintura do Youtube brasileiro, o Arte e Cia tem centenas de vídeos ensinando a desenhar os mais diferentes tipos de desenho que você possa imaginar. 

Cantinho dos Arteiros:  um dos maiores diferenciais do Cantinho dos arteiros é que muitos dos vídeos do canal na verdade são lives. Elas são longas e bastante explicativas, o que ajuda bastante o aluno a ir treinando em tempo real o exercício que está sendo proposto.

Canal Mariana Cagnin: Mariana Cagnin é uma artista Paulista e seu canal é interessante para quem quer aprender a desenhar e pintar do zero. Inclusive, Mari montou uma playlist chamada “Desenho para Iniciantes” que é ideal para aqueles que querem aprender os conceitos mais básicos. Além disso, no canal ainda é possível aprender técnicas de pintura e uso de ferramentas.

Canal Desenho Online: o Desenho Online é um daqueles bons canais do Youtube para aprender a desenhar do zero. O canal oferece centenas de vídeos com conceitos bem básicos do desenho que te ajudarão a desenvolver competências. Minha dica é ir nas playlists do canal e procurar uma de nome “Como desenhar!”.

Canal Nath Araujo: o canal da Nath é bastante focado em criatividade como um todo, dando diversas dicas de como exercitar a criatividade. Uma playlist em especial é perfeita para quem está querendo aprender a desenhar. “Como Desenhar” é composta por vários vídeos ensinando a desenhar. O foco de desenho da Nath são figuras femininas, portanto se esse é seu objetivo vale a pena dar uma conferida.

BÔNUSCursos Faber-Castell: esse não é um canal, eu sei. Mas vale a pena mencionar que a Faber-Castell possui uma plataforma de cursos de desenho e pintura. A maioria dos cursos são pagos, mas há um combo chamado “Combo Gratuito” composto por três cursos gratuitos, sendo eles: Play na Criatividade (desenho para iniciantes), Desenhando com Emoções e Criando Mundos. Embora o universo dos cursos seja mais lúdico (com foco nas crianças), os cursos são ótimos para pessoas de todas as idades que querem aprender a desenhar.

Intermediário – Composições

Canal Visuart: esse é o canal do professor de arte Magno Brasil. O foco das aulas é o desenvolvimento de um estilo de desenho mais voltado para o mangá e para os animes japoneses. O professor ensina desde composições mais simples, até complexos heróis de mangás cheios de detalhes.

Canal Héber Simeoni: se a sua intenção é encontrar canais do Youtube para aprender a desenhar em plataformas digitais como o Ilustrator, Premiere e outros, conheça o canal do Héber. As playlists estão divididas de acordo com o tipo de ferramenta digital de desenho, o que facilita as coisas. 

Canal VCdesenhos World: se você já aprendeu as formas básicas de desenho e quer aprender técnicas intermediárias como luz e sombra e ponto de fuga esse é um bom canal! Lá também é possível aprender conceitos mais básicos de desenho, como desenhar cabelos, rostos simples e por aí vai.

Canal do Pedro: o canal do Pedro tem playlists dedicadas a vídeos de desenho e criatividade, especialmente desenho digital. O bacana aqui é acompanhar os processos de criação do artista. 

Canal Clarissa Bittes: o foco do canal da Clarissa são desenhos digitais. O espaço dela é um daqueles canais do Youtube para aprender a desenhar, pintar e exercitar a criatividade usando ferramentas de desenho digital. Nas playlists do canal, vale a pena conferir a “Desenho”.

Canal Crás Conversa: o Crás é um canal que ensina técnicas de desenho para todos os níveis, e é focado em desenhos de quadrinhos e mangás. Coloquei ele na categoria intermediária porque ele tem diversos vídeos com técnicas e teorias de desenho para quem já domina os esboços básicos e precisa encontrar o seu estilo próprio de desenho.

Avançado – Desenho Realista e Hiper-realista

Antes de começar a listar os canais do Youtube para aprender a desenhar de maneira avnaçada, um adendo: o número de grandes canais brasileiros focados em desenho avançado (realista e hiper-realista) é bastante reduzido. Por isso, vou precisar citar alguns canais em inglês. Para facilitar sua vida, ative o recurso legenda automática do Youtube.

Canal Charles Laveso: quem sonha em produzir desenhos realistas com técnicas avançadas, deve conhecer o canal do brasileiro Charles Laveso. Lá tem conteúdo para todos os tipos de desenhistas, desde aqueles que já entender um pouco de desenho realista até aqueles que querem aprender conceitos mais básicos da composição realista. Fique de olho nas playlists “Curso Introdução ao Desenho Realista” e “Realismo para Iniciantes”.

Canal Ahmed Aldoori: Ahmed Aldoori é um artista americano e seu canal é muito completo, embora seja em inglês. São vídeos bastante explicativos para desenhistas de todas as fases – do básico ao avançado. Para quem quer aprender técnicas mais elaboradas, há bastante material. Aldoori também dá muitas dicas de como manipular ferramentas digitais. 

Canal Marcello Barenghi: o artista italiano Marcello Barenghi é provavelmente uma das figuras mais famosas do mundo quando o assunto é desenho realista. O canal é um daqueles canais do Youtube para aprender a desenhar e também para admirar as obras que parecem fotografias. O espaço é bastante completo e muitos dos vídeos são lives onde você pode acompanhar detalhadamente o processo de desenho e coloração do artista.

Canal Art by Ali Haider: O canal do Haider é focado em desenho realista e ensina desde o desenho em grafite até o desenho em cores. Também apresenta ferramentas e técnicas para quem quer dominar a arte do realismo em desenho.

Canal Kirsty Partridge Art: outro canal gringo focado em desenho realista é o canal da Kirsty. Apesar de também ensinar o desenho em grafite, o foco maior do trabalho da artista é ensinar desenho realista em cores.

Pratique muito!

Espero que a lista acima de canais do Youtube para aprender a desenhar realmente ajude a conhecer diversos artistas bacanas que te vão te inspirar. Uma dica importante é seguir os artistas que mais gosta nas redes sociais e acompanhar de perto os processos de produção deles.

Por fim, dez entre dez artistas concordam que o maior segredo para aprender a desenhar é praticar. Praticar muito, todo dia! Quanto mais você se inspira, aprende e pratica, mais o seu desenho e o seu estilo evoluem.

Siga o Plugar Ideias no Instagram. Lá você confere dicas diárias sobre marketing e criatividade. 

2 comentários sobre “16 canais do Youtube para aprender a desenhar – do básico ao avançado

Deixe uma resposta