Saiba o que é o Yoast e como instalar essa ferramenta de SEO em seu site ou blog

O que é o Yoast e como instalar essa ferramenta?

Sabemos que executar as estratégias de SEO é uma tarefa que demanda atenção a muitos detalhes. Para ajudar no dia a dia dos profissionais de conteúdo e SEO, uma série de ferramentas foram desenvolvidas e oferecem praticidade e mais assertividade na execução das ações. É o caso do Yoast, por exemplo.

O Yoast é um plugin de SEO para WordPress. Ele desponta como um dos favoritos dos profissionais de SEO justamente por oferecer uma série de facilidades muito úteis para o dia a dia. A seguir, vamos descobrir quais facilidades são essas.

O que é o Yoast e como instalá-lo

O Yoast é um plugin de SEO desenvolvido para o WordPress. Isso significa que se o seu site ou blog foi construído no WordPress você poderá instalá-lo.

Existem duas versões do Yoast, uma gratuita e outra paga. Se você ainda não tem recursos para usar a versão paga, comece com a versão gratuita. Ela já te dará algumas possibilidades interessantes. 

Ao logar no WordPress, se atente ao menu no lado esquerdo da tela. Procure por “plugins”. Ao abrir a página de plugins, clique em “pesquisar plugins” e digite Yoast. Você encontrará o Yoast SEO. Basta baixar e ativar. Após concluir o processo, você reparará que surgiu um menu “SEO” na mesma barra lateral esquerda onde está o menu “plugins”. É ali que você vai configurar o seu Yoast”. 

É simples e rápido, mas caso você encontre dificuldades, poderá baixar o plugin diretamente do site do Yoast. Aliás, o site do Yoast é um daqueles que merecem ficar salvos em seus favoritos. O blog oferece conteúdo de qualidade focado em SEO e marketing digital a nível global, vale a pena acompanhar.

Como configurar o Yoast

Ao clicar no menu ‘SEO” que apareceu na sua barra de menus após a instalação do Yoast, você vai se deparar com os seguintes menus:

Menus do Yoast. A configuração é fácil e rápida.
Menus do Yoast. A configuração é fácil e rápida.

Existem vários submenus no Yoast. Vamos fazer um apanhado geral com as coisas mais importantes a se atentar.

Para começar, o menu Geral. Ali, a maioria das configurações são automáticas. Não há muito o que mexer. Em seguida, no menu Títulos e Metadados é importante configurar como o nome e o título dos posts do seu site irão aparecer nas buscas. Um padrão adotado pela maioria dos profissionais é deixar o nome do site primeiro, seguido por um traço simples e aí o título do post.

No menu Social, basta que você cole a URL de todas as redes sociais do seu negócio. Já o menu Sitemaps é muito interessante pois ele gera e atualiza automaticamente o sitemap do seu site, basta manter a função ativada. Sitemap é um tipo de arquivo mostra aos buscadores a estrutura do seu site, incluindo suas atualizações e principais páginas.

Não há muito o que configurar no menu Ferramentas. As opções ali serão acionadas em ocasiões muito específicas, não cabendo citar nessa explicação mais resumida do Yoast. Avançando para Console de Busca, aqui você poderá conectar o Google Search Console ao Yoast. Se você não usa o Search Console, não há muito o que fazer aqui.

Prontinho! Todas as configurações mais essenciais do Yoast foram executadas e ele está pronto para uso. Mas, afinal, para que serve o Yoast?

Para que serve o Yoast?

O Yoast é uma ferramenta incrível pois ele te informa, de maneira muito simples, se o seu conteúdo está ótimo, regular ou ruim do ponto de vista do SEO. Para isso, ele usa cores.

A cor verde no Yoast indica que seu texto atende a todos ou quase todos os critérios essenciais de SEO. A cor laranja indica que seu texto atende a parte dos critérios de SEO, mas pode melhorar. E a cor vermelha indica que seu texto precisa ser editado para atender aos critérios de SEO.

Mas como eu vejo o que precisa ser alterado? Logo abaixo do editor do texto, você encontrará o menu Yoast. Lá você verá exatamente o que está verde, o que laranja e o que está vermelho no seu texto. Edite o que for possível para deixar o maior número possível de itens em verde. 

O Yoast te informa sobre a qualidade do SEO do seu conteúdo usando um sistema de cores muito fácil de assimilar.
O Yoast te informa sobre a qualidade do SEO do seu conteúdo usando um sistema de cores muito fácil de assimilar.

É importante frisar que nem sempre as recomendações do Yoast farão sentido para você. As vezes ele faz algumas sugestões que não se aplicam ao seu conteúdo. Nesses casos, cabe a você ponderar se deve ou não mexer naquele tópico.

Atenção: não esqueça de editar o slug (url) e a meta-descrição no seu post. As opções de edição aparecerão logo abaixo do editor. Aqui valem os conselhos de SEO: use a palavra chave e se atente ao limite de caracteres indicado.

Tentei ser o mais explicativo e simples possível para que você entenda como o Yoast funciona, como ele pode ajudar o seu dia a dia e como instalar esse plugin. Abaixo, segue um vídeo bacana que encontrei com mais explicações sobre o Yoast.

Deixe uma resposta