Conheça o Tangi, o novo app do Google que é uma mistura de TikTok e Pinterest

Conheça o Tangi, o novo app do Google que é uma mistura de TikTok e Pinterest

Ainda estamos no meio do ano, mas já podemos dizer que o TikTok é a grande rede social de 2020. Crescendo em ritmo impressionante, o aplicativo já foi baixado mais de 2 bilhões de vezes! De olho nesse crescimento, o Google trouxe ao mercado o Tangi, um app que tem diversas similaridades com o TikTok, mas busca oferecer um algo a mais.

A seguir, você vai entender como o Tangi funciona, como ele foi criado e quais são as expectativas do Google para o app. Vamos lá?

Tangi: o que é e como surgiu

O Google possui diversas células de inovação. Uma das mais famosas é a Area 120, laboratório dedicado a projetos experimentais. É de lá que o saiu o Tangi. Lançado inicialmente como um site, o projeto ganhou agora um app para Android e IOS.

Mas como explicar o Tangi? Vamos lá…

Você conhece o TikTok? É uma rede social chinesa muito popular entre os jovens. Ela permite a criação e compartilhamento de vídeos curtos, geralmente com alguns segundos de duração. E o Pinterest? Já ouviu falar? Trata-se de um aplicativo que é um grande banco de imagens categorizadas. Nele, você pode criar pastas e salvar as imagens que quiser. O Pinterest é usado especialmente para buscar referências criativas e captar ideias. 

Eu citei o TikTok e o Pinterest porque o Tangi é basicamente a junção desses dois aplicativos. No Tangi você poderá produzir vídeos curtos, focados especialmente em criatividade e estilo de vida. A ideia do Google é que as pessoas também usem a rede para procurar e guardar referências, fazendo do Tangi um aplicativo mais “sério” do que o TikTok – já que no TikTok o principal objetivo dos vídeos é o entretenimento.

No Tangi, os vídeos podem ter duração máxima de 1 minuto. O conteúdo é organizado em categorias, sendo elas: arte, beleza, comida, DIY (faça você mesmo), decoração e estilo de vida. Cada usuário terá seu perfil, onde seu conteúdo será exibido como se fosse um feed do Instagram.

É possível adicionar amigos, comentar nos vídeos e salvar aqueles que você quer guardar. Também dá para compartilhar o link dos vídeos em outras redes sociais.

O objetivo do Tangi é criar uma comunidade de vídeos que inspirem as pessoas e tragam ideias e referências, por isso a rede se assemelha com o Pinterest.
O objetivo do Tangi é criar uma rede de vídeos curtos que inspirem as pessoas e tragam ideias e referências, por isso a plataforma se assemelha ao Pinterest.

Qual é o objetivo do Tangi?

Nesse primeiro momento, nem todo mundo pode subir vídeos no Tangi. Se você for um criador de conteúdo, poderá se candidatar para ser um “creator”. Logo na página inicial da rede há um botão de candidatura. Ele direciona para um formulário, onde você dirá ao Google que tipo de conteúdo pretende produzir.

Essa burocracia pode afastar as pessoas que querem fazer videos mais ao estilo TikTok, mas pode ser uma oportunidade para transformar o Tangi numa comunidade de criativos e pessoas em busca de inspiração. Esse, aliás, é o objetivo do Google.

Ao lançar o aplicativo do Tangi para Android e IOS, o Google sinaliza que pretende investir na ideia. Em comunicado divulgado à imprensa, a empresa disse que já está em contato com digital influencers para que eles produzam conteúdo especialmente para a plataforma. 

Por hora, o Tangi só está disponível em inglês. Você pode fazer login na rede social usando a sua conta Google ou pode criar uma, caso ainda não tenha.

Gostou do artigo? Siga o Plugar Ideias no Instagram! Doses diárias de conhecimento de um jeito fácil e rápido de entender.

Um comentário sobre “Conheça o Tangi, o novo app do Google que é uma mistura de TikTok e Pinterest

Deixe uma resposta