Entenda o que é SEO off page, como fazer link building e o que é DA

SEO off page: o que é e como fazer link building

Se você chegou até aqui é porque provavelmente já sabe o que é SEO e o que é SEO on page. Está na hora de avançar um pouco mais nos estudos sobre otimização para mecanismos de busca e falar sobre técnicas de SEO que vão além do conteúdo que você posta no seu site. 

Mas quais técnicas seriam essas? Por que é importante se atentar ao SEO off page? Vamos responder a todas essas questões. Mas antes, vamos fazer uma breve recapitulação.

O que é SEO e quais são os tipos de otimização

O termo SEO significa Search Engine Optimization, ou simplesmente Otimização para os Mecanismos de Busca. Trata-se de uma série de técnicas que, quando aplicadas corretamente podem fazer com que seu site e seu conteúdo sejam encontrados muito mais rápido nos mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo) através da busca orgânica.

As técnicas são divididas em dois tipos: SEO on page e SEO off page. O SEO on page representa o conjunto de técnicas aplicadas diretamente ao conteúdo, visando torná-lo mais fácil de ser encontrado nos buscadores. Já o SEO off page representa o conjunto de técnicas executadas para aumentar a autoridade de seu site e mostrar ao Google (e a outros buscadores) que seu site é especialista em determinados assuntos e, portanto, merece melhores posições nos buscadores. É justamente sobre esse segundo tipo que vamos falar agora. 

SEO off page: entendendo o que é Domain Authority (DA)

Não há dúvidas que o SEO on page é a base de qualquer estratégia de otimização. Mas quando você avança no seu projeto de marketing de conteúdo, percebe que são cada vez maiores as discussões sobre a importância de fortalecer seu domínio em outras frentes. 

Uma das métricas que mais se tem usado hoje em dia para definir o quanto seu site é “bem visto” como especialista pelo Google é o DA (Domain Authority). Trata-se de uma métrica desenvolvida pela Moz, gigante do SEO, e que pode ser consultada gratuitamente, bastando que você crie uma conta na plataforma.

O DA é uma escala que vai de 1 a 100, sendo que quanto mais perto de 100 é a nota do site, mais ele é considerado especialista. Mas como essa nota é criada? O fator principal é a quantidade de sites que colocam links em seus conteúdos apontando para as páginas do seu site. Ou seja, quanto mais links do seu site são espalhados por outros sites, mais o Moz entende que seu site tem autoridade.

O DA não é uma métrica oficial do Google, mas é muito respeitada pela maioria do profissionais de SEO e apontada como um ponto-chave para execução eficaz das estratégias de SEO.

Mas como aumentar o domain authority do seu site? Em primeiro lugar postando conteúdo novo e de qualidade regularmente e aplicando as técnicas de SEO on page. Em segundo lugar, aplicando uma estratégia chamada Linkbuilding. Quando falamos em SEO off page, estamos falando basicamente de linkbuilding. Vamos entender esse conceito?

Domain Authority é uma métrica criada pela empresa Moz. Essa métrica é expressa em uma escala que vai de 1 a 100.
Domain Authority é uma métrica criada pela empresa Moz. Essa métrica é expressa em uma escala que vai de 1 a 100.

O que é link building e como fazer?

Se você tem um site gigante e de credibilidade, como a Wikipedia, o G1, o UOL e por aí vai, você não tem que se preocupar em espalhar links de seus conteúdos por aí. As pessoas já fazem isso, a todo instante. Não é a toa que o DA dessas páginas é perto de 100.

Mas e quanto a maioria dos outros sites, que ainda são pequenos e muitas vezes desconhecidos? Nesses casos você precisará dar uma ajudinha, espalhando links de suas páginas para que seu DA aumente gradativamente até que você seja grande o suficiente para que seus links se espalhem sozinhos. É essa construção que chamamos de link building.

O link building pode ser feito de algumas formas. A maneira mais “raiz” de fazer isso é entrar em contato com sites que tenham relação com o conteúdo que você produz e oferecer seu conteúdo e seus links, ou até mesmo propor uma parceria de troca de links no estilo “você me ajuda e eu te ajudo”.

Empresas um pouco maiores contratam plataformas de disseminação de notícias, como o Dino, para espalhar artigos com links de páginas de seus sites em outros sites de DA maior. Há ainda agências de marketing que oferecem o serviço de link building.

A disseminação de links por meio de link building é um assunto polêmico na comunidade de SEO. Muitos defendem, mas alguns não consideram uma boa estratégia, visto que, como disse anteriormente, essa não é uma métrica oficial do Google.

Link building é a principal frente do SEO off page, mas é preciso estar atento aos aspectos técnicos de usabilidade e UX do seu site.
Link building é a principal frente do SEO off page, mas é preciso estar atento aos aspectos técnicos de usabilidade e UX do seu site.

Mas SEO off page é só link building?

Muitos profissionais de SEO acrescentam que, além do link building e dos esforços para o aumento de DA, o SEO off page também engloba todos os esforços técnicos de UX, ou seja, aqueles empregados visando melhorar a experiência do usuário. 

Isso faz total sentido porque não adianta produzir um conteúdo de excelência, otimizar para os buscadores e disseminar links se na hora que os usuários chegam eles não têm uma boa experiência de navegação.

Portanto, você que é responsável pelo conteúdo deve trabalhar em conjunto com a equipe de tecnologia e atentar-se a algumas questões como velocidade de carregamento do site, qualidade da versão mobile, clareza e intuitividade do layout. Tudo isso para garantir que questões técnicas não vão atrapalhar sua estratégia de Inbound Marketing.

Gostou do artigo? Siga o Plugar Ideias no Instagram! Doses diárias de conhecimento de um jeito fácil e rápido de entender.

Deixe uma resposta