Entenda o que é DA - Domain Authority e como consultar o DA do seu site

O que é DA (Domain Authority) e como medir o do seu site

Praticamente todas as estratégias de SEO que conhecemos foram descobertas por profissionais da área, muitas delas na base da tentativa e erro. Hoje em dia, podemos dizer que temos um certo conhecimento sobre boas práticas que realmente ajudam conteúdos a alcançar melhores posições nos buscadores – embora tudo possa mudar de uma hora para outra. 

Mas como saber se o trabalho que eu, como profissional de SEO, estou desenvolvendo realmente está resultando no máximo potencial do meu site? Além as métricas tradicionais como o volume de acessos e o bom ranqueamento de termos importantes, há um índice chamado Domain Authority (DA). Se você trabalha ou pretende trabalhar com SEO e conteúdo, é importante saber do que se trata.

O DA mostra, por meio de uma escala numérica, o quanto seu site é considerado especialista e, portanto, oferece conteúdo confiável e de qualidade. Ele faz isso contabilizando o número de links de suas páginas espalhados em outros sites da internet. Entenda melhor sobre o assunto a seguir.

O que é Domain Authority?

DA, ou Domain Authority, é uma métrica desenvolvida pela Moz, gigante do SEO, que busca mostrar o quanto seu site é “bem visto” como especialista pelo Google e outros buscadores. O DA é ilustrado em uma escala que vai de 1 a 100, sendo que quanto mais perto de 100 é a nota do site, melhor é o DA e mais ele é considerado especialista.

Embora não seja confirmado pelo Google, muitos profissionais de SEO acreditam que, quanto maior o DA de um site, mais bem ranqueado ele será na busca orgânica.

Mas como essa nota é criada? O fator principal é a quantidade de sites externos que colocam links em seus conteúdos apontando para as páginas do seu site. Ou seja, quanto mais links do seu site estão espalhados por outros sites, mais o Moz entende que seu domínio tem autoridade.

O DA não é uma métrica do Google, mas é muito respeitada por profissionais de SEO como uma técnica de SEO e também um dado confiável para avaliar se as estratégias de conteúdo do seu site estão no caminho certo. Afinal, outros sites não indicariam seu conteúdo se você não fosse bom naquilo que está fazendo, não é mesmo?

Apesar disso, também há uma frente de profissionais de SEO que não acreditam que o DA seja realmente relevante para o Google. Segundo eles, outros fatores de SEO têm muito mais peso para os buscadores do que os links externos. Em todo caso, entenda como verificar e acompanhar o DA de seu site a seguir.

Muitos profissionais de SEO acreditam que um DA (Domain Authority) alto, ajuda a ranquear melhor o site nos buscadores.

Como verificar o DA do meu site?

É possível verificar o Domain Authority do seu site gratuitamente. Você pode fazer isso usando o Link Explorer da Moz. Também pode baixar a MozBar (barra de ferramentas de SEO gratuita da Moz) e checar seu DA sempre que quiser. Para usuários pagantes da Moz, o DA é incorporado nos relatórios gerados. 

Uma estratégia muito adotada por profissionais é checar não só o DA de seu site, mas também o de seus principais concorrentes. Dessa maneira, é possível traçar tanto uma estimativa de qual seria o DA médio do setor quanto definir os objetivos de crescimento do Domain Authority de seu site. 

A métrica de DA e as ações visando melhorá-la fazem parte do que chamamos de SEO off page, ou seja, um conjunto de estratégias de SEO realizadas fora da sua página mas que impactarão diretamente ela. 

Para melhorar seu DA é possível executar uma estratégia que chamamos de Link Building, ou seja, tentar fazer com que outros sites veiculem links de seus conteúdos. Isso pode ser feito naturalmente, à medida que você vai postando cada vez mais conteúdo e seu site vai crescendo, ou tentando firmar parcerias com outros sites.

Agora que você descobriu o que é Domain Authority e como consultar o DA do seu site e dos sites da sua concorrência, incorpore essa métrica em suas análises e preste atenção nela. O DA pode ser um termômetro interessante que indica se o seu site está crescendo e se tornando mais forte no segmento em que atua.

Deixe uma resposta