Entenda o que são leads, porque eles são importantes e como eles são captados por meio das estratégias de Inbound Marketing. Vamos lá?

O que são leads e por que eles são fundamentais para o marketing digital?

Quando você está lendo sobre Inbound Marketing, a palavra que mais encontrará provavelmente será lead. Os leads são a base das estratégias de captação de clientes online. A partir dessa captação, diversas outras frentes entram em ação, como as áreas de venda e de CRM. Mas e aí, você sabe o que são leads?

Vamos entender abaixo o que são leads, porque eles são importantes e como eles são captados por meio das estratégias de Inbound Marketing. Vamos lá?

Leads: o que são?

De um jeito bem fácil de entender, podemos dizer que leads são clientes em potencial. Eles ainda não são clientes da sua empresa, mas existe a possibilidade que venham a se tornar caso sejam educados corretamente.

Para que um usuário seja considerado um lead, é necessário que ele te forneça alguma informação de contato sobre ele. No Inbound marketing, o dado mais pedido é o email, mas há empresas que pedem mais dados, tais como número de celular, profissão, sexo e por aí vai. 

Como leads são captados?

Leads são captados especialmente através do Inbound Marketing. Você produz um conteúdo, a pessoa está em busca daquele conteúdo e acaba dando de cara com seu site. A partir daí, você precisa criar mecanismos para captar o contato dessa pessoa.

Muitas empresas oferecem uma newsletter, ou seja, você deixa o seu email e em troca recebe emails periódicos com informações sobre a empresa, seus produtos e serviços. Há ainda aquelas que oferecem algum material rico para o usuários e em troca pedem os contatos dele. Esses materiais ricos podem ser cursos, webinars, ebooks, infográficos e por aí vai. 

Existem páginas criadas especificamente para a captação de leads. Elas são chamadas de landing pages (LPs) Geralmente as LPs são desenvolvidas oferecendo sempre oferecendo algo para o usuário em troca de seus contatos.

Entenda o que são leads, porque eles são importantes e como eles são captados por meio das estratégias de Inbound Marketing. Vamos lá?
Para que um usuário se torne um lead, é necessário que ele te forneça alguma informação de contato. (Ilustração: FreePik)

Como leads são nutridos?

Uma boa estratégia de Inbound Marketing capta muitos e muitos leads pois sabe que apenas uma parcela desse total caminhará por todas as etapas do funil e se tornarão clientes. Nas agências e departamentos de marketing, chamamos essa estratégia de captação de muitos leads de “encher a piscina”.

Após a captação desses leads, entra em ação a equipe de CRM (Customer Relationship Management). Ela irá educar esse lead e conduzi-lo pelas etapas do funil até que ele esteja convencido de que a empresa oferece as melhores soluções. Quando você capta leads mas não faz a correta nutrição deles, toda a sua estratégia acaba sendo falha. 

A maioria dos leads chega até sua empresa ainda na fase de descoberta, ou seja, sem conhecer nada sobre sua organização e o que ela oferece. Mas essa dinâmica não é uma regra. A todo momento chegam leads que estão nas etapas de consideração ou decisão, por isso é importante traçar estratégias para todos os tipos de leads. 

Viu como é fácil entender o que são leads? Percebeu como eles são fundamentais nas estratégias de marketing digital? Para continuar aprendendo sobre Inbound Marketing e outras estratégias, fique de olho em nossos artigos. 

Foto de capa: Katemangostar / Freepik

Deixe uma resposta