Saiba como vai funcionar a monetizacao do IGTv e das lives do Instagram

Saiba como vai funcionar a monetização do IGTV e das lives do Instagram

O Instagram tem planos ousados para impulsionar ainda mais a sua plataforma de vídeos longos, o IGTV. Dessa vez, a novidade promete beneficiar os criadores de conteúdo. Está em teste com alguns usuários dos Estados Unidos, a possibilidade de monetização tanto dos vídeos postados no IGTV quanto das lives na plataforma.

Quer saber como vai funcionar a monetização do IGTV e quanto o criador de conteúdo vai ganhar? Explico tudo a seguir.

Como vai funcionar a monetização do IGTV e das lives do Instagram

Se você é criador de conteúdo e produz para o IGTV (ou estava pensando em produzir), eis uma boa notícia: o Instagram começou testes nos Estados Unidos para checar a viabilidade de monetizar esses canais. Inicialmente, cerca de 200 produtores de conteúdo foram convidados a testar as novidades.

A monetização dos vídeos do IGTV vai funcionar por meio da adição de anúncios de até 15 segundos no começo de cada vídeo. Esses anúncios não serão exibidos nas prévias dos vídeos, apenas quando o usuário clicar para assistir o conteúdo no IGTV. Haverá botão pra pular o anúncio, assim como já ocorre em plataformas como o Youtube. 

Já a monetização das lives funcionará de uma maneira um pouquinho diferente: durante a transmissão, os espectadores poderão dar gorjetas para o produtor de conteúdo. Como isso será feito? Pela compra de coraçõezinhos. Cada coração custa 0,99 dólar (na versão que está em teste nos EUA) e o espectador pode comprar até 3 corações, sendo que o pacote com 3 custa 4,99 dólares.

Quando um usuário compra um coração, o dono da live fica sabendo, o que pode ser uma maneira de chamar a atenção do produtor de conteúdo. Além disso, quando a pessoa que deu a gorjeta comenta na live, seu nome aparecerá seguido de um coração especial, para indicar que ela está apoiando financeiramente o criador de conteúdo. 

Essas novidades são a maneira que o Instagram encontrou tanto para popularizar o IGTV e as lives na plataforma, quanto para incentivar os criadores de conteúdo e permitir que o público ajude os criadores que eles gostam a continuar produzindo mais e mais.

No novo modelo de monetização do IGTV, o criador de conteúdo fica com 55% da receita arrecadada com as lives do Instagram.
No novo modelo de monetização do IGTV, o criador de conteúdo ficará com 55% da receita arrecadada com as lives do Instagram. Ele também receberá pela veiculação de anúncios em seus vídeos.

Quanto o criador de conteúdo ganhará com a monetização? 

Na versão que está em testes, o produtor de conteúdo receberá 55% do valor arrecadado nas lives e a outra metade fica com o Instagram. Em relação aos vídeos do IGTV, o esquema é parecido com o que já ocorre no Youtube: o produtor receberá se o usuário assistir aos anúncios e o valor recebido dependerá da marca anunciante e do tamanho do anúncio.

Não sabemos, no entanto se essas regras serão mantidas ou aperfeiçoadas quando a novidade for lançada oficialmente. 

Por falar em lançamento, o Brasil está na lista do Instagram como um dos próximos países a testar a novidade. Nessa lista ainda estão Alemanha, Itália, França, Turquia e México. Ainda não há data oficial, mas especialistas do meio acreditam que será muito em breve.

Sobre o IGTV

O IGTV é a ferramenta mais nova do Instagram. Ele permite a criação de vídeos verticais de até 10 minutos e em alta definição, sendo que uma prévia de até 1 minuto é postada em seu perfil do Instagram. 

O formato dos vídeos na plataforma é vertical, na proporção 9:16. A ferramenta está experimentando crescimento constante e já é muito usada para postagem de vídeos tutoriais, demonstrações, entrevistas e por aí vai. O IGTV suporta arquivos de até 650MB. Algumas contas grandes e verificadas têm a opção de postar vídeos maiores e mais pesados, porém essa é uma ferramenta disponível para poucos.

Fiquem de olho, assim que a monetização do IGTV chegar ao Brasil voltaremos a falar sobre o assunto.

Foto de capa: Natanael Ginting/Freepik

2 comentários sobre “Saiba como vai funcionar a monetização do IGTV e das lives do Instagram

Deixe uma resposta