Saiba o que é Inbound Marketing e o que é o funil de vendas do Inbound Marketing

Entenda o que é Inbound Marketing de um jeito simples

Quando você começa a estudar mais sobre as mais recentes ferramentas de marketing  e especialmente sobre o marketing digital, acaba se deparando com um dos conceitos fundamentais da área: o Inbound marketing. Mas, afinal, o que é Inbound Marketing e para que ele serve?

Você vai perceber que o conceito de Inbound Marketing não é complicado , mas que a aplicação dele em seu negócio pode requerer profundas mudanças na maneira como sua empresa lida com o marketing. Vamos lá?

O que é Inbound Marketing?

Podemos definir o conceito de Inbound Marketing como sendo Marketing de Atração. Trata-se de um conjunto de estratégias e ferramentas de marketing que visam atrair, manter e fidelizar clientes usando como premissa a criação e propagação de conteúdo relevante.

Ao aplicar uma estratégia de Inbound Marketing em sua empresa, você estará compartilhando conhecimento com seu público, atraindo cada vez mais usuários para o seu negócio e, sem que eles percebam, estará conduzindo esse público pelo funil de vendas rumo a um objetivo maior. 

É importante dizer que, a primeira vista, o objetivo maior de uma estratégia de Inbound Marketing não necessariamente é vender. Esse objetivo direto pode ser fazer a empresa ser mais conhecida, torná-la referência no setor, enfraquecer a concorrência e por aí vai. Em última instância, a venda acaba sendo uma consequência natural da estratégia.

Características do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é baseado em quatro pilares: atrair, converter, vender e encantar. 

Atrair: em uma primeira etapa, as estratégias de Inbound Marketing visam atrair para os canais da empresa o maior número possível de pessoas interessadas no que você tem a oferecer;

Converter: após atrair, você vai precisar alimentar o público com conteúdo qualificado, sempre visando converter o maior número de pessoas;

Vender: depois de atrair um público, converter os interessados é hora de vender. Vender um produto, um serviço, um ideia ou qualquer outro objetivo final definido para o projeto em ação;

Encantar: conseguir conduzir um usuário pelas etapas acima e concretizar a venda é um grande feito, mas não é o fim do ciclo. Você precisará manter uma boa relação com aquele cliente convertido, para que ele se fidelize ao seu negócio.

O funil de vendas do Inbound marketing é uma maneira de traçar a jornada do usuário pelos canais até se tornar um cliente fiel da marca.
O funil de vendas do Inbound marketing é uma maneira de traçar a jornada do usuário pelos canais até se tornar um cliente fiel da marca.

O funil de Vendas no Inbound Marketing

As três primeiras etapas do Inbound Marketing citadas acima nos ajudam a formar o que chamamos de Funil de Vendas. Trata-se de um mecanismo estratégico que visa atrair, educar e preparar o usuário para que ele conheça a sua marca e seja convencido a executar uma ação que sua empresa quer e atinja determinado objetivo. Esse objetivo pode ser a venda, a propagação da marca, o posicionamento como especialista  perante o público e por aí vai.

 Nesse funil, a etapa de atração conduz a Descoberta, a etapa de conversão conduz a Consideração e a etapa de venda tem relação direta com a Decisão.

Eis as três etapas do funil:

Descoberta: um volume grande de leads (clientes em potencial) são atraídos para seu canal por meio de conteúdo de qualidade; Nessa etapa o usuário talvez nem conheça a sua marca ainda

Consideração: após um contato inicial, o usuário começa a descobrir com mais detalhes a sua marca e quais produtos ela oferece, passando a entender quais soluções sua empresa pode trazer para ele;

Decisão: após navegar pelas etapas anteriores, o usuário já conhece a sua marca e seu produto. É hora de explicar em detalhes porque a sua marca é a melhor e porque ele deve escolher ela.

Em relação ao conteúdo ideal para cada etapa do funil, temos:

Descoberta: conteúdo geral, mais abrangente e visando atrair o maior número de pessoas possível; Deve representar a maior porcentagem de conteúdo do seu canal;

Consideração: conteúdo mais específico, introduzindo a marca e o que ela oferece;

Decisão: conteúdo focado em convencer o usuário, mostrando as vantagens de escolher a sua marca. É hora de caprichar para vender seu peixe.

É importante dizer que nem sempre um usuário chega até a sua marca pela etapa de descoberta. Muitas vezes ele é atraído já na etapa de consideração ou decisão. Por isso é importante ter conteúdo de qualidade para  as três etapas do funil.

O conteúdo de qualidade é peça chave na elaboração de estratégias de inbound. O uso do e-mail marketing também se faz necessário.
O conteúdo de qualidade é peça chave na elaboração de estratégias de inbound. O uso do e-mail marketing também se faz necessário.

Ferramentas do Inbound Marketing

Para atrair o usuário, a empresa precisará ter estratégias de marketing de conteúdo bem estruturadas. Precisará ter um site/blog e de preferência outros canais como um canal no Youtube, por exemplo.

O conteúdo produzido precisa ser elaborado estrategicamente visando contemplar as três etapas do funil. Também deve levar em consideração estratégias de SEO para que o usuário consiga encontrar seu conteúdo ao realizar uma busca orgânica. 

Também é importante elaborar estratégias para captar o e-mail dos leads. Isso pode ser feito por meio de landing pages, oferecendo materiais ricos como ebooks em troca do e-mail ou ainda através de pop-ups do tipo “assine nossa newsletter” ou “deixe seu e-mail e receba conteúdo exclusivo”.

Quanto mais desenvolvida é a estratégia de Inbound Marketing, mais e-mails a empresa vai conseguir captar, aumentando a sua base de clientes em potencial. A partir daí começa um trabalho de nutrição desses leads através do e-mail. É o que chamamos de CRM. Mas isso é assunto para outro artigo.

Gostou de entender os conceitos básicos de Inbound Marketing? Fique de olho no blog e leia outros artigos que vão aumentar seu conhecimento sobre esse vasto campo que é o Marketing Digital.

7 comentários sobre “Entenda o que é Inbound Marketing de um jeito simples

Deixe uma resposta