A versão gratuita do Zoom já oferece uma série de ferramentas muito úteis. Conheça 6 funções do Zoom que você não sabia que existiam

6 Funções do Zoom Meetings que você não conhecia

O Zoom Meetings é uma das plataformas de videoconferência mais usadas do mundo. A ferramenta ficou particularmente famosa durante a quarentena causada motivada pelo coronavírus, que levou milhões de empresas e escolas a precisar ajustar seus métodos de trabalho e ensino para o ambiente digital em questão de dias. 

Você talvez já use o Zoom para reuniões ou para assistir a aulas transmitidas remotamente. Mesmo assim, talvez ainda não conheça a maioria das facilidades proporcionadas pela plataforma. A seguir te mostramos algumas funções bem bacanas do Zoom que podem te ajudar a melhorar a produtividade ao usar a ferramenta.

O que é o Zoom?

A Zoom Video Meetings é uma empresa de tecnologia fundada em 2011 e com sede na Califórnia, Estados Unidos. Por meio de seu principal produto, uma plataforma de videoconferências, a empresa ganhou o mercado global e se transformou numa das maiores ferramentas do setor.

Com uma versão gratuita e três versões pagas, o Zoom é usado especialmente por empresas para a realização de reuniões remotamente. Mas vem sendo cada vez maior o número de instituições de ensino que viram na plataforma uma ótima ferramenta para a realização de aulas remotas ao vivo.

A versão gratuita do Zoom já oferece uma série de ferramentas muito úteis.
A versão gratuita do Zoom já oferece uma série de ferramentas muito úteis.

O que dá pra fazer no Zoom gratuito?

Geralmente o pacote gratuito do Zoom Meetings já atende a parte considerável das necessidades do dia a dia. A grande questão é que a versão gratuita da plataforma só permite reuniões de até 40 minutos, o que acaba sendo um empecilho para empresas e outras instituições que precisam realizar reuniões mais longas.

Em todo caso, por meio do Zoom gratuito você pode:

  1. Usar a ferramenta tanto no computador quanto no aplicativo
  2. Realizar reuniões de até 40 minutos
  3. Realizar um número ilimitado de reuniões
  4. Realizar reunião entre duas pessoas sem tempo limite
  5. Possibilidade de incluir até 100 pessoas na reunião
  6. Acesso a recursos de áudio e vídeo em HD
  7. Possibilidade de compartilhamento da tela 
  8. Acesso a configurações personalizadas

Por causa da pandemia, o Zoom vem permitindo que instituições de ensino tenham acesso a recursos especiais e mais tempo de reuniões no plano gratuito da plataforma. É uma medida para ajudar educadores e também para expandir a popularidade do aplicativo.

Recursos do Zoom que você talvez não conheça

Para tornar a interação digital o mais completa possível, o Zoom Meetings conta com alguns recursos muito interessantes. Dá só uma olhada: 

1 – Alteração de plano de fundo: por meio do Zoom você pode alterar o plano de fundo da sua tela de videoconferência e incluir paisagens, memes ou quaisquer outras imagens que considere apropriado. Para realizar a troca  de plano de fundo, se atente ao menu na parte inferior da plataforma. Procure pelo segundo ícone, “stop video”. Ao lado dele há uma seta apontando para cima, clique nela e escolha a opção “choose virtual background”.

2 – Gravação: o Zoom permite que você grave a reunião ou aula, basta clicar no botão “record” (gravar) no meu inferior. Mas atenção: o orador saberá que está sendo gravado, portanto antes de acionar este botão converse com os membros da reunião para saber se a gravação será autorizada.

3 – Reações rápidas: No menu na parte de baixo da tela, ao lado do botão de gravar (record) há o botão de reactions. Nele há duas reações: joinha e palmas. Durante uma reunião ou aula online, as reações rápidas podem ser úteis para mostrar ao orador que você está entendendo e concordando com o que ele diz.

o zoom pode ser usado tanto no computador quanto no celular
Caso prefira, você pode baixar o aplicativo do Zoom e usar a ferramenta pelo celular.

4 – Outras reações: ao clicar em “participants” você terá acesso a lista de participantes da reunião. Além disso, no menu inferior dessa lista você terá acesso a outras reações digitais, como levantar a mão ou concordar. Numa reunião com vários participantes ou numa aula online, essas reações podem ser úteis para manter o ambiente virtual organizado e facilitar a vida do orador na hora de responder questões da audiência.

5 – Reuniões individuais dentro de reuniões maiores: o organizador da reunião pode, a qualquer momento, criar salas de bate papo entre os participantes da conferência. Esse recurso é particularmente útil para professores que precisam dividir a sala em grupos para a discussão de algum tópico ou realização de alguma atividade. Para dividir os participantes em grupo, basta clicar em participants, acessar a lista de participantes e fazer a divisão dos grupos. Você também poderá definir quanto tempo a reunião dos grupos durará. Findado o tempo estipulado, os participantes são redirecionados automaticamente para a reunião principal. 

6 – Outras configurações: ao abrir o app do zoom no cel ou no computador, você acessará a tela inicial onde poderá iniciar uma nova reunião, programar uma reunião ou entrar em uma reunião organizada por outra pessoa. No canto superior direito da tela, há um ícone de engrenagem, clique nele para ter acesso a outras configurações (settings). Nas configurações gerais (general) você poderá criar alertas para ser lembrado de reuniões marcadas, poderá alterar a cor dos emojis das reações, dentre diversas outras configurações. Acesse o menu e navegue por elas para conhecer melhor a ferramenta.

Viu como o Zoom Meetings é fácil de usar e pode ser bastante útil? Baixe gratuitamente o aplicativo e aproveite a ferramenta para trabalhar, estudar ou simplesmente matar a saudade dos amigos.

2 comentários sobre “6 Funções do Zoom Meetings que você não conhecia

Deixe uma resposta