descubra o que é marketing digital de uma maneira simples

Afinal, o que é marketing digital?

À primeira vista, muitas pessoas podem pensar que marketing digital nada mais é do que a aplicação das estratégias tradicionais de marketing nos meios digitais. Mas será que é tão simples assim? Ao analisarmos um pouco mais a fundo o tema, percebemos que esse universo é muito mais complexo.

Se você chegou até esse texto, provavelmente é porque está interessado em saber como o marketing digital funciona e como ele, de alguma forma, pode ajudar você ou sua empresa. Vamos entender a seguir as estratégias que podem ajudar negócios de todos os tamanhos e de muitas maneiras diferentes a crescer online.

O que é marketing digital?

Antes de mais nada, convém lembrar como Philip Kotler, pai do marketing tradicional conceitua o que é marketing. Ele diz que se trata de um “processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Qual é a principal diferença entre esse conceito de marketing tradicional e o digital? Basicamente, o marketing digital é um conjunto de processos sociais e estratégias que visam atingir determinado público e, em última instância, promover a satisfação das necessidades e desejos desse público usando o ambiente digital. 

Justamente por ser realizado no ambiente online, o marketing digital possui características, processos e ferramentas que lhe são próprios. Acima de tudo, possui uma gama de canais digitais que fazem com que seja possível traçar estratégias e executar ações visando atingir o público ideal.

Marketing digital é um conjunto de processos sociais e estratégias que visam atingir determinado público no ambiente digital.

Qual é o principal diferencial do marketing digital?

O principal diferencial em relação ao tradicional é que no meio online é o público quem dá o primeiro passo em busca de ter seus desejos e necessidade atendidos. O fluxo muda completamente pois, se antes as empresas usavam os meios disponíveis no marketing tradicional para atingir o maior número possível de pessoas, agora são as pessoas que vão atrás do que querem.

Neste cenário, cabe às empresas adotarem dois tipos fundamentais de atitude:

1) usar ferramentas e estratégias para ser facilmente encontradas por seu público ideal;

2) se antecipar e ir atrás desse público usando uma série de técnicas que visam tanto atrair clientes prontos para a ação quanto clientes em potencial (chamados de leads).

Tudo é mensurável

Outro grande diferencial do marketing digital em relação ao tradicional é que nos meios digitais toda estratégia é – ou deveria ser – passível de mensuração. Não basta apenas traçar estratégias, é preciso encontrar meios de medir seu impacto e analisar seus resultados.

Nesse sentido, o marketing aplicado ao ambiente digital apresenta uma grande vantagem. Quando as estratégias são medidas, é muito mais fácil e assertivo tomar decisões sobre a continuidade ou interrupção de ações, bem como a realização de possíveis ajustes. 

Essa mensuração é feita através da determinação de métricas e usando diversos recursos técnicos como o Google Analytics, Moz e o SemRush.

Existem diversas áreas de atuação dentro do universo do marketing digital

O que engloba o marketing digital?

O meio digital é um mundo à parte, com bilhões de empresas e pessoas se conectando, buscando coisas e querendo ser encontradas. Neste cenário, é natural que o marketing digital tenha dividido suas áreas de atuação em diversas frentes. As principais são:

  • Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing de Afiliados
  • Redes Sociais
  • SEO (Search Engine Optimization) 
  • CRM (Customer Relationship Management) 

Você vai acabar percebendo que, inevitavelmente, todas as estratégias acima se cruzam em um determinado momento. Quanto mais estruturada e desenvolvida é a estratégia implementada, mais conectadas estarão as ações nas frentes descritas acima. Mas como o objetivo desse artigo é introduzir conceitos, vamos ficando por aqui. 

15 comentários sobre “Afinal, o que é marketing digital?

Deixe uma resposta